Papéis do Mercado Livre (MELI34) vão decolar após resultado do 4T22?

Varejista é vista por analistas como a grande “beneficiada” por rombo na Americanas

Impulsionado pela operação no Brasil, que representa cerca de 56% da receita total da empresa, o Mercado Livre (MELI34) viu seus resultados dispararem no 4T22 e no acumulado dos 12 meses de 2022. A receita líquida subiu mais de 40% no quarto trimestre de 2022, a US$ 3 bilhões. Além disso, o lucro líquido da varejista ficou em US$ 165 milhões no 4T22. Com o resultado robusto e a queda de uma das principais concorrentes (Americanas), será que vale a pena investir nos papéis da empresa? 

Para analistas consultados pelo BP Money, apesar de sair como o “grande vencedor do ecommerce brasileiro”, nos últimos meses, é preciso ter cautela com os papéis do Mercado Livre. 

De acordo com Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research, o Mercado Livre é um dos grandes “vencedores” com o caso do rombo bilionário na Americanas. O principal ponto, que beneficia a varejista, é o ganho de clientes por parte da empresa.

“Acho que grande parte do volume de cliente vai ser automaticamente migrado pro Mercado Livre, contudo o papel sobe mais de 30% esse ano, negociando a patamares bastante caros na nossa visão”, disse Ferrer. 

Em relação ao preço dos papéis do Mercado Livre, o analista explica que, atualmente, não chama atenção, já que já subiu mais de 30% e a casa de análises o considera “caro”. 

“O papel é negociado a patamares caros na nossa visão, mais de quatro vezes o valor da firma sobre vendas e 1,4x o valor da firma sobre o GMV. Então por conta disso a gente acha que grande parte desse ganho de mercado que ela vai ter por conta do caso Americanas já está embutido no preço, então a gente não recomenda o papel. A gente acha que é uma recomendação neutra, embora a gente goste bastante da companhia”, explicou Ferrer.

Ainda sobre o investimento em papéis do Mercado Livre, Gustavo Gomes, especialista de Renda Variável e sócio da Acqua Vero, destacou que empresas do varejo ainda são bem alavancadas e por mais que o Mercado Livre, dentre as empresas de varejo que são negociadas na bolsa brasileira, seja uma das que tem os melhores números, o momento ainda é de cautela. 

“O momento ainda é complicado para investir em empresas de varejo, mas nesses momentos é onde a gente encontra as melhores oportunidades e, dentro desse setor, Mercado Livre é o papel que consegue entregar mais solidez, basicamente puxado por conta de bons números, com mais um trimestre entregando isso”, disse Gomes.

O analista alertou que, ao olhar para dentro do setor de varejo, outras empresas ainda possuem margens muito pequenas. Por isso, é preciso ser cauteloso com as varejistas. Para além do cenário de juros altos, que dificulta o ambiente para o varejo, o escândalo recente envolvendo a Americanas também acendeu uma luz amarela sobre o setor para os investidores.

Então dentro desse setor precisa tomar bastante cuidado, mas Mercado Livre vem mostrando força, ou seja, mostrando que dentro do setor ela é uma dos top pickings da maioria dos analistas, tá bom? Então, basicamente sobre Mercado Livre é isso, se tiver qualquer dúvida pode me avisar aqui

O que diz o resultado do Mercado Livre sobre o setor?

O caso do resultado do Mercado Livre, segundo os analistas consultados pelo BP Money, é algo isolado, já que as outras companhias do setor estão na contramão, reportando números considerados ruins e até abaixo das expectativas do mercado. 

O Mercado Livre registrou lucro líquido de US$ 165 milhões no quarto trimestre de 2022. No mesmo intervalo de 2021, a companhia teve prejuízo de US$ 46 milhões. No acumulado dos 12 meses de 2022, a varejista lucrou US$ 482 milhões, o que corresponde a uma alta de 480% frente aos US$ 83 milhões registrados em 2021.

Segundo Paulo Luives, da Valor Investimentos, esse foi um caso específico do varejo. “Não é uma tendência do varejo esse report de resultados positivos, que superaram as expectativas do mercado. O Mercado Livre conseguiu, em uma tendência que a gente vê desaceleração do GMV, ter um avanço significativo no GMV, crescendo quase 22% contra o quarto trimestre de 2021”, explicou Luives.

Para Ferrer, da Empiricus, a boa evolução de receita líquida do Mercado Livre, que cresceu 56%, esteve ligada ao aumento da base de clientes e do número de transações. O analista ainda chamou a atenção para o crescimento geral da empresa, que não foca em apenas uma região ou braço específico de negócio.

“Quando a gente olha por região, tanto a Argentina, México e Brasil, que são as três principais, cresceram com força, então não é um crescimento desordenado só em uma região”, pontuou Ferrer.

“Quando a gente olha o GMV, que é o volume bruto de mercadorias transacionadas, ele alcançou US$ 9,6 bilhões, um crescimento de 35% e o take rate do e-commerce, que é o percentual do volume transacionado que vira receita para eles, foi de 17%”, complementou Ferrer. 

Os analistas consultados pelo BP Money salientaram que a alta nos indicadores do Mercado Livre está ligada às iniciativas e a diversificação das fontes de receita da empresa. 

“O Mercado Livre está tendo uma aceleração com relação tanto a parte de receita quanto a parte de lucro, ou seja, ele está conseguindo melhorar as suas margens, porque, principalmente, está conseguindo diversificar as suas fontes de receita”, disse Gustavo Gomes, analista da Acqua Vero. 

Uma das fontes de receita que a empresa conseguiu crescer foi o Mercado Pago e a outra foi o marketplace. 

“Se a gente olhar a parte de pagamentos do Mercado Pago, ou seja, transações dentro dela, aumentou quase 50% foi quase US$ 36 bi em transação de volume de pagamentos, o que é bem representativo, visto que eles estão focando nessa frente de poucos anos pra cá”, disse Gomes.

Em 2022, o Mercado Pago quase dobrou a sua receita em relação ao ano anterior para US$ 4,7 bilhões. Durante conferência, após os resultados reportados na última quinta-feira (23), Pedro Arnt, CFO do Mercado Livre, disse que o crescimento foi puxado pelas transações via QR code e maquininhas de pagamentos móveis (MPOS) no Brasil, México e Chile. 

Em relação ao ecommerce, o desempenho do Mercado Livre também foi forte. No quarto trimestre do ano passado, o valor bruto de mercadoria (GMV) subiu para 35%. 

No acumulado do ano, os BDRs do Mercado Livre (MELI34) têm alta de 32%, cotados a cerca de R$ 49,00. Apesar do resultado ter animado o mercado, a resiliência do modelo de negócio do MELI34 ainda não convenceu os analistas de que esse é o melhor momento para ir as compras de BDRs da varejista na bolsa. 

O BP Money destaca que está matéria não configura uma recomendação de investimentos.