O Mercado Pago está com um crescimento acelerado na América Latina e aposta na expansão do crédito para as pessoas físicas no Brasil como um dos principais vetores para os próximos anos.
“O crédito ainda é muito concentrado nos bancos tradicionais. Em 2022, acho que pode ter uma grande alavancagem com o Mercado Pago e outros players. Vai ter uma nova penetração de crédito. É a nova fronteira”, explica Tulio Oliveira, vice-presidente & Country Manager Mercado Pago Brasil.
Oliveira conta que a movimentação de crédito chegou a US$ 1,1 bilhão na América Latina, o que corresponde a um crescimento de 4 vezes na comparação com o ano de 2020. No Brasil a carteira de crédito consolidada no mesmo período foi a R$ 2,2 bilhões. Isto é resultado de um total de linhas de crédito ativas (crédito consumidores + cartão de crédito) de 17,2 milhões.
“O crédito tem sido uma das principais avenidas de crescimento, mas também de necessidade dos nossos clientes. É o número 1 para a pessoa física e, para a pessoa jurídica, está entre as 3 principais necessidades”, ressalta.
A empresa, subsidiária da Mercado Livre (MELI34), atingiu o número de 31,5 milhões de usuários no terceiro trimestre de 2021 na América Latina. No Brasil, o único número divulgado foi o de pagadores únicos, que ficou em 20,5 milhões. Isso corresponde a clientes que utilizaram algum meio de pagamento do Mercado Pago neste intervalo.
“Hoje nos consolidamos como um dos bancos digitais mais fortes. Servimos muito bem os clientes “sub-atendidos” e que não eram assistidos pelo sistema bancário tradicional”, avalia Oliveira. Ele ressalta, ainda, que o volume de pagamentos processados, origem do Mercado Pago, chegou a US$ 21 bi no continente, o que o faz um líder na região.
A apuração desses dados foi feita pelo Money Times.