A Microsoft quer desenvolver uma versão corporativa do metaverso – conceito promovido por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook – para possibilitar que usuários “vivam, trabalhem e joguem” em mundos virtuais interconectados.
Para que a ideia seja concretizada, a empresa trouxe uma versão do Teams, ferramenta de conferência da companhia, com avatares digitais em fase teste que devem ser disponibilizados no primeiro semestre do próximo ano. Os clientes poderão compartilhar recursos Office no mundo virtual.
O projeto, que foi revelado no evento Ignite, permitirá que as companhias criem espaços virtuais para os colaboradores se encontrarem. A tecnologia usa o Mesh, software da Microsoft, que trata de realidade aumentada e realidade virtual em uma variedade de óculos. Os clientes que não possuam dispositivo de avatares 3D poderão utilizar o conteúdo 2D.
“Essa pandemia tornou os casos de uso comercial muito mais populares, embora pareça ficção científica”, disse a CEO da Microsoft, Satya Nadella, de acordo com a Exame.
Apesar da percepção do metaverso estar distante, os usos comerciais estão começando a ser disponibilizados.
Além disso, a companhia anunciou um outro produto, o “Dynamics 365 Connected Spaces”, que permite a interação de pessoas com marcas de varejo.
“Você poderia, por exemplo, experimentar uma loja da Best Buy no metaverso e verificar monitores e dispositivos. Hoje, quando você pensa em um site, ele não está muito bem conectado ao que vivemos”, explicou Jared Spataro, vice-presidente da Microsoft.
Embora o foco inicial sejam os aplicativos corporativos para o metaverso, a companhia pretende incluir no Xbox.
“Você pode absolutamente esperar que façamos coisas em jogos. Se você considerar o Halo como um jogo, é um metaverso. O Minecraft é um metaverso, assim como o Flight Sim. Em certo sentido, eles são 2D hoje, mas a questão é, agora você pode levar isso para um mundo totalmente 3D, e então planejamos fazê-lo”, disse ele.