
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse a repórteres nesta segunda-feira (27) que gostaria de ver uma guerra de lances pelo aplicativo TikTok e que a Microsoft está em vias de adquirir o aplicativo chinês.
A Microsoft se recusou a comentar. TikTok e ByteDance não responderam imediatamente a pedidos de comentário da agência Reuters por estarem fora do horário comercial, as informações foram apuradas pelo portal InfoMoney.
O TikTok tem cerca de 170 milhões de usuários norte-americanos e foi brevemente tirado do ar pouco antes de as sanções impostas pelo governo dos EUA entrarem em vigor, em 19 de janeiro. Trump, após assumir o cargo de presidência, assinou um decreto buscando adiar em 75 dias a aplicação da lei.
Trump disse na semana passada que estava em conversas com várias pessoas sobre a compra do TikTok e que tomaria uma decisão sobre o futuro do aplicativo dentro de 30 dias.
TikTok avalia opções para continuar nos EUA sem vender operação
A ByteDance está explorando um acordo para manter o TikTok nos EUA sem vender sua operação no país, de acordo com Bill Ford, membro do conselho da empresa.
A companhia chinesa está analisando opções para a rede social, que podem envolver uma mudança de controle local para garantir que esteja em conformidade com a legislação dos EUA, disse Ford, CEO da empresa de investimentos General Atlantic, nesta quinta-feira (23), em entrevista à Bloomberg Television.
A gestora de investimentos norte-americana detém uma participação na ByteDance, companhia controladora do TikTok. “Estamos otimistas de que encontraremos uma solução”, disse Ford, falando no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. “Há uma série de alternativas sobre as quais podemos conversar com o presidente Trump e sua equipe, que não incluem a venda da empresa e que permitem que a companhia continue operando, talvez com uma mudança de controle de algum tipo, mas sem ter que vender”, afirmou ele, de acordo com o Valor.