A Microsoft (MSFT34) reportou um lucro líquido de US$ 16,728 bilhões no trimestre encerrado no mês de março, um aumento de 8%, conforme relatório financeiro divulgado nesta terça-feira (26). Nos três primeiros meses de 2022, a companhia registrou receita de US$ 49,4 bilhões, um aumento de 18% na comparação com o mesmo período de 2021.
Segundo a a Microsoft (MSFT34), a receita com produtividade e processos de negócios foi de US$ 15,8 bilhões, avançando 17%. Isso ocorreu, entre outros fatores, pela expansão da receita de produtos comerciais e serviços em nuvem do Office.
O maior avanço na receita da Microsoft (MSFT34) ocorreu na divisão de armazenamento em nuvem, com a Azure, que aumentou em 46% em relação ao mesmo período do ano passado. O setor vem se beneficiando com o trabalho remoto, que aumenta a demanda pelo serviço.
“No futuro, a tecnologia digital será o principal insumo que impulsiona a produção econômica mundial”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “Em todo o agregado de tecnologia, estamos expandindo nossa oportunidade e participando à medida que ajudamos os clientes a se diferenciar, criar resiliência e fazer mais com menos.”
Por sua vez, o Linkedin, rede social de trabalho da empresa, foi um dos produtos que apresentou maior alta de receita, com crescimento de 34%.
Além disso, apesar da queda mundial de exportação de computadores, a Microsoft (MSFT34) conseguiu aumentar suas remessas em 3,9%. Durante o período, a companhia também aumentou o preço do antigo Office 365, pacote de ferramentas de trabalho para computadores. Em média, os valores aumentaram de US$ a US$ 4 por pacote. Somente na modalidade comercial, o aumento na receita foi de 12%. No Microsoft 365 para usuários, a empresa registrou crescimento de 11% e aumento no número de usuários para 58,4 milhões.
Por fim, a Microsoft (MSFT34) informou que devolveu US$ 12,4 bilhões aos acionistas na forma de recompra de ações e dividendos no 3º trimestre do ano fiscal de 2022, alta de 25% em relação ao 3º trimestre do ano fiscal de 2021.