A mineradora Vale (VALE3) espera aumentar sua produção de minério de ferro em 2022, mas este aumento vai acontecer em um ritmo mais lento do que era estimado por alguns analistas, adicionando mais volatilidade aos preços do ingrediente siderúrgico.
Segundo fontes, para conseguir um guidance entre 330 milhões e 350 milhões de toneladas métricas, a gestão da mineradora pretende buscar a aprovação do conselho. A Vale não comentou sobre o assunto até o atual momento.
Com este projeto o intervalo seria maior do que a produção de 2021, que a companhia disse em outubro que provavelmente vai ficar na metade inferior de uma faixa de 315 milhões a 335 milhões de toneladas.
Por isso, se for confirmado, o ponto médio da orientação de 2022 também ficará atrás da média de 345 milhões de toneladas das estimativas dos analistas compiladas pela Bloomberg. A empresa apresentará projeções de produção, despesas de capital e outros indicadores financeiros para o próximo ano no seu eventual anual de dia do investidor, dia 29 de novembro, em Nova York.