O sócio-diretor de Novos Negócios da Modulus One, empresa soteropolitana de telegestão e IoT, Rafael Guedes, afirmou que Salvador (BA) caminha para ser a primeira cidade inteligente do país. Segundo ele, a capital baiana já possui um parque luminoso conectado à telegestão que possibilita um maior controle da iluminação do município.
“O conceito de uma cidade inteligente é aquela que o cidadão tem uma interação com o equipamento público e ambos numa sinergia quase que perfeita com a gestão municipal. E Salvador como sempre saindo na frente tem investido há mais de quatro anos na telegestão de iluminação. Basicamente a telegestão de iluminação permite que o gestor público veja tudo em tempo real. Isso diminuiu o custo, pois não será mais preciso, por exemplo, um carro ficar circulando para ver se uma lâmpada está queimada”, disse Guedes em entrevista ao podcast Portal M.
Segundo o empresário, a nova tecnologia pode gerar uma economia de 25% na energia de Salvador. Guedes comentou que a “iluminação inteligente” se conecta a uma malha de loT, fazendo com que o fluxo luminoso seja adequado a necessidade da avenida.