Morre Olavo Monteiro de Carvalho, ex-membro do conselho da Ultra

Por quase vinte anos, entre 1978 e 1996, Olavo Monteiro de Carvalho presidiu o grupo Monteiro Aranha

Ex-membro do conselho administrativo das empresas Klabin (KLBN11) e Grupo Ultra (UGPA3), Olavo Monteiro de Carvalho morreu, nesta quinta-feira (20), aos 80 anos. O empresário estava internado em um hospital do Rio de Janeiro após ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral). 

“O Hospital CopaStar lamenta a morte do paciente Olavo Monteiro de Cavalho nesta quinta-feira e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou em nota.

Por quase vinte anos, entre 1978 e 1996, Olavo Monteiro de Carvalho presidiu o grupo Monteiro Aranha, que tem participações em empresas como Owens-Illinois, Klabin e Grupo Ultra. O executivo deixou o conselho do Grupo Ultra há cerca de dois anos.

Leia também: BofA ajusta preço de ações de commodities; entenda

Formado em engenharia mecânica pela Technische Hochschule, em Munique, na Alemanha, ele era membro do Conselho de Administração do Grupo Ultra desde 2002 e também ocupou os cargos de presidente do Conselho de Administração da Monteiro Aranha S.A. e o de membro do Conselho de Administração da Klabin.

O Grupo Ultra e seus acionistas, representados por sua administração, se solidarizam à família de Olavo Monteiro de Carvalho. “Por anos, Olavo nos honrou e inspirou com sua inteligência, elegância e integridade. Sua ausência será sentida e seu legado será lembrado”, afirmaram em nota, segundo o “Estadão”. 

No início dos anos 2000, o empresário foi eleito duas vezes eleito presidente da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro). Desde 1997, o executivo atuava com trabalho social no Instituto Marquês de Salamanca, fundado por ele. A entidade se dedica à educação de crianças e jovens no Rio de Janeiro. 

Firjan lamenta morte de Olavo Monteiro de Carvalho

A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) emitiu nota de pesar pela morte do empresário, que participou do conselho de administração do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ/Firjan) nas gestões 2013/2016 e 2016/2020.

“Firjan lamenta o falecimento do empresário Olavo Monteiro de Carvalho e se solidariza com seus familiares e amigos”, disse em documento, segundo o “G1”.