Mubadala Capital adquire controle da Medicina UniFTC Salvador e da Unesulbahia

As instituições baianas passarão por mudanças nas estruturas societária e organizacional

O Mubadala Capital anunciou, nesta quarta-feira (1º), que adquiriu o controle da Medicina UniFTC Salvador e a da Unesulbahia. As instituições baianas passarão por mudanças nas estruturas societária e organizacional.

Juntas, elas formarão uma nova instituição de ensino que será composta pela família fundadora e pelo Mubadala Capital. Vale salientar que essa nova composição não terá participação dos outros cursos do Campus de Salvador nem as faculdades e Centros Universitários da Rede UniFTC em outras cidades, que serão mantidos com seus acionistas atuais.

“A instituição, que nasce com o campus da Unesulbahia, em Eunápolis e a Medicina de Salvador, contando com investimento do Mubadala Capital, deverá alavancar, a médio prazo, um projeto de relevância nacional sobre modelo pedagógico exitoso já aprovado com nota máxima pelo MEC”, afirma William Oliveira, membro do Conselho de Administração e representante da família no novo grupo educacional.  

A nova instituição será comandada pelo CEO Thiago Sayão, profissional com larga experiência na liderança de instituições de ensino. De acordo com ele, as diretrizes acadêmicas e o atual projeto pedagógico seguem sem alterações e destaca que a entrada do Mubadala Capital, investidor com perspectivas de longo prazo, será muito positiva para os alunos. “Além de foco específico na Medicina, teremos uma contínua evolução em nossa qualidade acadêmica”. 

Thiago Sayão, que tem mais de 20 anos de experiência na área de Educação, afirma que o trabalho desempenhado pela Medicina UniFTC, de excelência acadêmica e dedicado aos alunos, foi decisivo para integrar, com o Mubadala Capital, um projeto de Medicina de escala nacional, investindo em instituições capazes de oferecer uma formação acadêmica diferenciada. 

Presidente do Mubadala Capital no Brasil, Oscar Fahlgren se mostrou bastante otimista com o novo projeto: “Entendemos que o negócio é uma excelente oportunidade para todos. Não poderíamos estar em melhor companhia para levar à frente esse projeto de educação no Brasil. O time envolvido é excepcional e as possibilidades são inúmeras para Mubadala Capital, para a nova instituição de ensino e principalmente para os alunos”.

Medicina UniFTC e Unesulbahia 

A Medicina UniFTC Salvador proporciona recursos tecnológicos de ponta aos estudantes, que incluem desde simulação realística, realidade virtual aumentada, além de clínica e laboratórios dotados de equipamentos avançados.

São mais de cinco mil pacientes são atendidos, por mês, na Clínica UniFTC, na Paralela, unidade de saúde que é também referência em atendimentos especializados para várias cidades do interior da Bahia. 

Com o maior número de vagas em residência médica entre as instituições privadas de Salvador, a Medicina UniFTC possui convênios para estágio com hospitais da região, secretarias de saúde, além de abrigar uma unidade do SAMU dentro do campus. Na instituição também há um convênio com a Fiocruz, em que são desenvolvidas pesquisas clínicas avançadas de caráter nacional e internacional. 

A Unesulbahia está situada em Eunápolis, a 522 km de Salvador, e oferece atualmente nove cursos de graduação: Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Direito.  

Mubadala Capital já investe no Brasil

O Mubadala Capital é a subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company, um investidor soberano global com sede em Abu Dhabi com $ 284 bilhões em ativos sob gestão.

São US$ 11 bilhões de capital de terceiros em nome de investidores institucionais em seus quatro negócios, incluindo dois fundos no Brasil focados em special situations, três fundos de private equity, três fundos de venture capital com foco em companhias em early stage, e um fundo com investimentos em ativos líquidos.  

Em 2021, a Petrobras concluiu a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), também situada no interior da Bahia, para a Acelen, empresa criada pelo Mubadala Capital.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile