A Multiplan (MULT3), companhia dona de 20 shopping centers no Brasil, quase triplicou o seu lucro líquido na base anual. Em divulgação de resultados do primeiro trimestre deste ano, a empresa reportou ter alcançado R$ 171,57 milhões, alta de 270% contra o mesmo período do ano passado. A receita líquida avançou 57,9% entre janeiro e março, para R$ 420,04 milhões, refletindo a retomada do fluxo no setor.
A empresa destacou que o início do ano veio acompanhado de novos recordes operacionais, com as vendas de lojistas atingindo R$ 4 bilhões, alta de 74,8% contra o mesmo período de 2021 e de 13,5% na comparação com 2019. As vendas do Barra Shopping, no Rio de Janeiro, representaram 15% do volume no trimestre, maior fatia para uma unidade. No entanto, o Morumbi Shopping, em São Paulo, com pouco mais de 10% das vendas de lojistas, foi a unidade que teve uma das retomadas mais significativas na base anual, de 112%.
O faturamento das lojas no segmento de vestuário teve a melhor recuperação contra o primeiro trimestre de 2021, de 85,2%. Para os próximos meses, a companhia espera que o fluxo de pessoas nos shoppings ultrapasse os níveis de 2019, considerando a flexibilização e intensificação da agenda de eventos sociais nas unidades.
Já o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 295,38 milhões, um crescimento de 125,1% na mesma base de comparação. A margem Ebitda saltou de 49,3% para 70,3%.
No trimestre, a dívida líquida alcançou R$ 2,3 bilhões, queda de 4,5% em relação ao quarto trimestre. A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, diminuiu de 3,06x para 2,43x. Os principais desembolsos de caixa no período estão relacionados aos R$ 65,9 milhões destinados ao programa de recompra de 3,3 milhões de ações; a R$ 62,6 milhões em CAPEX, as despesas de capital, e amortizações programadas no valor de R$ 50,4 milhões. Os desembolsos foram compensados pelo FFO (Fluxo de Caixa Operacional), que é o lucro líquido excluindo depreciação, amortização e efeitos não caixa, no valor de R$ 210,7 milhões no trimestre.
A Multiplan também participa do setor de desenvolvimento de imóveis comerciais e residenciais, “gerando sinergias para operações relacionadas a shopping centers ao criar projetos multiuso em áreas adjacentes”, afirmou a companhia no relatório ao mercado. No último período, a empresa detinha participação média de 80,6% dos 20 shopping centers em seu portfólio, uma área bruta locável total de 875.9 metros quadrados. Nos 19 shopping centers administrados pelo grupo, o número de lojistas ultrapassa 6 mil pontos de vendas, e o tráfego anual de visitantes está estimado em 190 milhões de pessoas, com base nos patamares consolidados em 2019.