Nestlé é notificada por suposta propaganda enganosa

Caso a Nestlé não responda no período estipulado, um processo administrativo poderá ser instaurado

A Nestlé foi notificada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, após denúncia do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) por uma suposta propaganda enganosa nos rótulos dos biscoitos da linha Nesfit. A notificação ocorreu na última terça-feira (7). 

Caso a Nestlé não responda no período estipulado, um processo administrativo poderá ser instaurado. Haverá um prazo para a defesa e, se condenada, poderá recorrer da decisão. 

O Idec apontou que os biscoitos Nesfit Aveia e Mel; Nesfit Leite e Mel; Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel; e Nesfit Matinal Mel com Amêndoas, apesar de trazerem a palavra mel no nome e signos do alimento na embalagem, não trazem o ingrediente em sua lista de composição. 

“Um dos princípios da Senacon é a proteção da saúde e segurança do consumidor. Essa ação abrange os serviços regulados, a informação correta à sociedade e o pós-venda de produtos e serviços”, afirmou o ministro da Justiça, Anderson Torres, segundo o G1.

Ainda de acordo com o órgão, para um produto que se vende como “saudável”, foram identificados aditivos alimentares do tipo aromatizante e uma alta concentração de açúcares.

Propaganda enganosa nos sanduíches

Casos de propagandas enganosas ocorreram com grandes franquias de hambúrgueres recentemente. A primeira foi com o McDonald’s, após a rede de fast food confirmar que a carne usada no novo “McPicanha” não tinha picanha na composição. 

Na época, a rede do palhaço retirou o McPicanha do cardápio para, em seguida, voltar com o sanduíche com um novo nome. 

Depois foi a vez do Burger King, que admitiu que o Whopper Costela não tem carne de costela. O lanche, que conta apenas com “aroma de costela”, é na realidade produzido com paleta suína. 

O Burger King passou a chamar seu sanduíche de Whooper Paleta Suína, conforme divulgado pela companhia no início de maio.

Por fim, a saga das propagandas de hambúrgueres seguiu com o Jeronimo, rede de restaurantes de Junior Durski, dono do Madero. Diferente do McPicanha, que não tinha picanha, e do Whopper Costela, que não tinha costela, o questionamento em cima do hambúrguer do Jeronimo foi pela quantidade de carne. 

O Senado cobrou explicações do McDonald’s e do Burger King em relação ao episódio de publicidade enganosa. A Nestlé ainda não se manifestou sobre o caso.