Empresa faturou US$5bi em 2024

Nestlé eleva investimento no Brasil para R$7 bi até 2028

O Brasil é o terceiro maior mercado da Nestlé no mundo, somente atrás dos EUA e China, segundo dados da empresa.

FILE PHOTO: The Nestle logo is seen during the opening of the 151st Annual General Meeting of Nestle in Lausanne
FILE PHOTO: The Nestle logo is seen during the opening of the 151st Annual General Meeting of Nestle in Lausanne, Switzerland April 12, 2018. REUTERS/Pierre Albouy/File Photo

A Nestlé anunciou nesta quarta-feira (18) que vai investir R$7 bilhões no Brasil entre 2025 e 2028, elevando o volume de desembolsos no país ante o ciclo anterior, que somou R$6,3 bilhões, em um momento em que se expande em categorias de suas três commodities e segue apostando no potencial de franquias como linha de negócio.

“Praticamente todos os negócios tiveram um retorno dos investimentos de acordo com o plano inicial”, disse o presidente-executivo da companhia no país, Marcelo Melchior, em entrevista à Reuters, se referindo ao ciclo anterior de investimentos encerrado no ano passado.

“Agora é uma nova etapa…será muito mais dispersa (a aplicação dos recursos)”, acrescentou, citando como exemplos desembolsos em tecnologia da informação, produtos e novas linhas de produção.

Brasil é pilar essencial da Nestlé

O Brasil é o terceiro maior mercado da Nestlé no mundo, faturando no ano passado cerca de 4 bilhões de francos suíços, cerca de US$ 5 bilhões, perdendo apenas para EUA e China, segundo dados da companhia.

No plano anterior, um dos principais destaques foi a segunda fábrica de ração para animais de estimação do grupo no país, instalada em Vargeão (SC). A fábrica consumiu investimento de R$2,5 bilhões e deverá ser inaugurada em agosto, disse Melchior.

Entre as vantagens da instalação, que será uma plataforma de exportação para a América Latina, EUA e Europa, está a localização próxima dos produtores avícolas e suínos de Santa Catarina, o que permite que a matéria-prima, vísceras, não precise ser congelada no transporte até ela e descongelada na linha de produção, economizando custos logísticos.

Agora, além da Nestlé manter o foco na melhoria da produtividade de longo prazo dos fornecedores no Brasil de suas três principais commodities – café, cacau e leite – a empresa dá seus primeiros passos no mercado de franquias, algo inédito ao grupo suíço até a compra da controladora das chocolaterias Kopenhagen, CRM, em setembro de 2023, aprovada no ano passado pelo Cade.

“Por enquanto estamos mantendo (a operação) ‘stand alone’. Estamos observando e aprendendo. É um ‘know how’ bem diferente do nosso”, disse o Melchior, citando a rede de 520 franqueados da CRM.

“Nem nós sabemos o potencial (do modelo de franquia)… É uma avenida nova de crescimento e estamos vendo onde podemos implementar… O céu é o limite… Poderíamos implementar em Nespresso”, disse o executivo, sem dar detalhes e se referindo à rede própria da marca de café do grupo suíço.

Expansões e investimentos da Nestlé no Brasil

O anúncio do novo ciclo de investimento ocorre depois que a empresa informou no final de maio que vai desembolsar mais de R$500 milhões em negócios de café no Brasil até 2028, montante que está incluído na cifra de R$7 bilhões.

Além de expandir a fábrica de cápsulas de café Dolce Gusto em Montes Claros (MG), a empresa está instalando nova linha de extração de café solúvel em Araras (SP) e vai ampliar o parque de máquinas de bebidas da Nestlé Professional, que é a maior do grupo no segmento no mundo, prevendo alcançar 30 mil máquinas até o final de 2025

A Nestlé ainda está ampliando fábrica de Vila Velha (ES), com novas linhas de chocolates, bombons e “chocobiscuits” e em Ituiutaba (MG) “vai fazer novos aportes” em fábrica de fórmulas infantis, afirmou a companhia, sem detalhar os recursos do plano para as diferentes linhas de negócios.