A Netflix (NFLX34) anunciou, nesta semana, que fechou um acordo com Ubisoft e vai disponibilizar os jogos “Assassin’s Creed”, “Valiant Hearts” e “Mighty Quest” de forma exclusiva para os assinantes da plataforma de streaming, que já tem outros 28 jogos no catálogo.
O acordo é mais um passo na estratégia da plataforma de streaming de diversificar os negócios e ir além de uma plataforma de streaming de filmes e séries, se tornando também um espaço para games.
A Ubisoft vai desenvolver três jogos para celular, que serão disponibilizados gratuitamente e sem anúncios para os assinantes da Netflix. Os títulos incluem versões mobile dos games “Assassin’s Creed”, “Valiant Hearts” e “Mighty Quest”.
No balanço financeiro do 2T22, a Netflix informou ter 220,6 milhões de assinantes, 970 mil a menos do que o número registrado no fim do 1T22. O maior rival no setor, o grupo Disney, soma 221,1 milhões de assinantes nas 3 plataformas de streaming, Disney+, ESPN+ e Hulu. Com o novo contrato, a plataforma de streaming busca recuperar os assinantes perdidos nos últimos meses.
Além da Ubisoft, a Netflix já realizou três aquisições de desenvolvedores de jogos, desde o ano passado. As três empresas adquiridas, que ajudaram a plataforma a montar um catálogo com 28 games para celular e tablet ,foram a Night School Studio, Next Games e Boss Fight. A companhia espera terminar o ano com 50 jogos.
A netflix já computa mais de 28 milhões de downloads de seus jogos e tem 1,9 milhão de usuários ativos diários, dados da empresa de pesquisa de mercado Apptopia.
A Ubisoft é avaliada em 4,6 bilhões de euros, e pode usar a oportunidade para testar novos formatos para jogos. A companhia francesa, conhecida por séries como “Just Dance”, “Prince of Persia” e “Tom Clancy’s Rainbow Six”, chegou a ter venda especulada em março, o que fez com que as ações da companhia chegassem a subir mais de 10%. Os interessados seriam investidores como Blackstone e KKR
Netflix está investindo em outras estratégias
Além da abertura nos games, a empresa está investindo em outras estratégias para recuperar o crescimento. A plataforma de streaming está avançando na criação de um plano de assinatura mais barato, que irá incluir propagandas. O objetivo é conquistar um consumidor que busca por um serviço com valor mais em conta e que não se importa com o conteúdo publicitário veiculado antes e durante as transmissões.
Ainda é cedo para saber se todas as iniciativas realmente funcionam na Netflix, Porém, atualmente, tem sido um filme de terror para os acionistas da companhia, já que, desde o começo do ano, as ações da Netflix caíram. A empresa está avaliada em US$ 105,1 bilhões.