Após a divulgação da perda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022, a Netflix (NFLX34) anunciou, por meio de uma carta aos acionistas, que pode acabar com a opção de compartilhamento das senhas entre os usuários da plataforma.
Segundo o documento emitido pela Netflix, a política de permitir o compartilhamento de senhas entre os assinantes do serviço de streaming foi uma estratégia proposital para aumentar o número de clientes.
Entretanto, após anos de popularização dos serviços da empresa, a estimativa levantada pelos executivos é que cerca de 100 milhões de lares utilizem os serviços da Netflix após conseguir a senha emprestada por um assinante.
No mês de março, a Netflix já havia anunciado que colocaria em vigor a taxação do compartilhamento de senhas.
Na ocasião, o diretor de inovação de produtos da companhia, Chengyi Long, em suas redes sociais, afirmou que a proibição começaria em forma de testes em três países: Chile, Costa Rica, e Peru.
Além disso, a companhia já realizou testes para evitar o compartilhamento. No ano de 2020, a Netflix começou a usar uma ferramenta de verificação de acesso, para impedir que usuários não autorizados usassem contas de outras pessoas.
Com a possível decisão descrita na carta divulgada nesta terça (19), a plataforma de audiovisual explicou como o compartilhamento de senhas exerceu dois efeitos distintos nos negócios da companhia.
“O compartilhamento provavelmente ajudou a impulsionar nosso crescimento, fazendo com que mais pessoas usem e aproveitem a Netflix. E sempre tentamos facilitar o compartilhamento na família de um membro, com recursos como perfis e vários fluxos. Mas os tempos mudaram. E quando o crescimento para, as atitudes tendem a mudar”, diz o comunicado.
Possível restrição às senhas seria um movimento de defesa da Netflix
A pauta do compartilhamento de senhas foi levantada pela companhia após a divulgação dos resultados alcançados nos três primeiros meses deste ano. Com o anúncio dos balanços corporativos, a empresa chegou a ter queda de aproximadamente 25%, a US$ 267, no after market da Nasdaq.
O principal registro negativo foi o da perda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022, primeira queda divulgada desde outubro de 2011.
A Netflix ainda não fez nenhum tipo de anúncio oficial ao público referente a mais uma mudança na política de compartilhamento de senhas, porém, a carta aos acionistas enviada nesta terça (19) e os últimos resultados da empresa podem ser fatores decisivos para a decisão realmente entrar em vigor.