A Nike (NIKE34) bateu um novo recorde de vendas de NFT e se tornou a marca mais lucrativa do mundo desse mercado. A marca lucrou mais de R$ 944 milhões com a venda de por meio de vendas de ativos digitais.
Junto com a Nike, Dolce & Gabbana, Tiffany, Gucci e Adidas também estão na lista da Dune Analytics das marcas mais lucrativas de NFTs, porém com vendas muito menores.
Além das NFTs serem uma ferramenta útil para impedir a replicação dos produtos no mercado, as marcas veem os ativos digitais como um grande potencial para desenvolver uma conexão mais próxima com os clientes.
Cryptokicks
A primeira coleção de tênis virtuais da Nike, que inclui 20.000 NFTs criados por diferentes artistas, foi denominada de Cryptokicks e foi apresentada ao mercado em abril deste ano.
Mesmo com as vendas de NFTs muito positivas, os preços dos ativos digitais da marca esportiva caíram, junto ao mercado de cripto como um todo. Desde junho, os preços dos ativos digitais da Nike registraram queda de quase 50%.
Nike e NFT
A RTFKT, empresa fundada em 2020 por Steven Vasilev, Chris Le e Benoit Pagotto e comprada pela Nike em 2021, fabrica tênis virtuais, memes e colecionáveis de NFTs e desenvolveu os NFTs da Nike.
A Nike é a marca de vestuário mais valiosa da Nike Inc., com um patrimônio de marca de US$ 30 bilhões. Converse e Jordan são duas das outras marcas.