Nubank (NUBR33): função "Modo Rua" protege de roubos e furtos

O “Modo Rua” se soma a outras ferramentas do Nubank que visam proporcionar mais segurança aos clientes

O Nubank (NUBR33) tornou público nesta semana, após a fase de testes, uma função que deverá auxiliar na segurança do app do banco digital. Na função “Modo Rua”, o usuário escolhe redes wi-fi confiáveis (como a da sua casa e de familiares) e, ao sair na rua, o app irá limitar o valor de transferências via Pix, TED e pagamento de boletos.

Esse limite de transferências será pré-definido pelo próprio usuário do app do Nubank, deixando o dinheiro mais seguro caso o celular seja roubado ou furtado.

Caso o limite estabelecido pelo cliente seja ultrapassado em uma transação no app, será necessário fazer uma autenticação por reconhecimento facial, como prova de vida. Para modificar os limites, será necessário retornar à configuração inicial e refazer o procedimento com reconhecimento facial. 

O “Modo Rua” se soma a outras ferramentas do Nubank que visam proporcionar mais segurança aos clientes. Entre elas estão o aviso de golpe – quando o aplicativo avisa ao cliente sobre uma eventual transação aparentar ser golpe -, autenticação multifatorial, modelos de inteligência artificial, e análise preditiva de riscos. 

“O Modo Rua é um recurso inovador, intuitivo e simples, e mais uma camada de proteção no sistema muito robusto que já temos”, afirmou, em nota, Cristina Junqueira, cofundadora e CEO do Nubank no Brasil. 

Como ativar o Modo Rua no app do Nubank

Para ativar o Modo Rua no app do Nubank, basta definir um limite de gastos fora de casa e indicar suas redes de wi-fi seguras. Depois de ativado, ele vai funcionar como uma camada extra de segurança para seu dinheiro e sua conta.

No passo a passo para a ativação, o usuário entrará no menu principal do app e irá para a seção “Segurança”. Em seguida, vai clicar no “Modo Rua” e depois em “Continuar”. Após estipular a quantia máxima das transações enquanto estiver na rua, é só clicar no botão “Definir valor máximo”.

Em seguida, selecione suas redes de wi-fi seguras, podendo cadastrar mais de uma rede, como a da sua casa, do escritório e de algum familiar, por exemplo.

Caso o usuário esteja na rua e precise realizar uma transferência mais alta, será necessário fazer um reconhecimento facial dentro do app do Nubank. Ele é uma espécie de “prova de vida” para indicar que é você mesmo que está lá no momento.