O Nubank (NUBR33) anunciou nesta terça-feira (21) a ampliação de testes para a oferta de empréstimo consignado, o NuConsignado. Nesta primeira fase, uma parcela de clientes no Brasil que são servidores públicos federais poderão contratar o serviço diretamente pelo aplicativo do Nubank em fluxo 100% digitalizado.
De acordo com o banco, a ferramenta possibilita ao servidor simular o empréstimo com transparência das taxas e custo efetivo total (CET), além de poder contratá-lo sem participação de intermediários. O Nubank irá praticar taxas variadas de acordo com o perfil do cliente e os resultados do período de teste. Nesta modalidade de consignação, o valor da parcela do empréstimo contratado com o custo efetivo total (CET) é deduzido diretamente da folha de pagamento dos servidores públicos federais.
“Ao mesmo tempo que o empréstimo consignado é uma forma segura e mais vantajosa de acesso a crédito pela população, ele é marcado historicamente por uma jornada de dificuldades, com processos burocráticos, tarifas escondidas e diversos casos de práticas abusivas por parte de intermediários. Com o jeito Nubank, estamos dando o primeiro passo para transformar o mercado de consignação e facilitar a vida do cliente, desde a consideração pelo empréstimo, passando pelo gerenciamento dele, até a quitação das parcelas”, afirma Livia Chanes, líder das operações do Nubank no Brasil.
O período de testes do Nubank com o empréstimo consignado para servidores públicos federais deve perdurar ao longo deste primeiro semestre para então ampliar a disponibilidade do produto entre esse público.
Nubank (NUBR33) tem lucro ajustado de US$ 113,8 milhões no 4T22
A Nu Holdings (NUBR33), controladora do Nubank, divulgou em fevereiro seu balanço do quarto trimestre de 2022. A companhia reportou lucro líquido ajustado de US$ 113,8 milhões entre outubro e dezembro do ano passado.
Em termos líquidos, o Nubank ainda registrou lucro de US$ 58 milhões entre outubro e dezembro do ano passado.
Apesar do resultado dos últimos três meses do ano, a fintech terminou 2022 com prejuízo de US$ 9,1 milhões.
Já a carteira total de clientes do banco cresceu 62% em bases anuais, para US$ 11,3 bilhões, sendo US$ 9,3 bilhões em cartão de crédito e US$ 2 bilhões em empréstimos pessoais.
A receita média por usuário do banco, por sua vez, avançou 37% em relação ao mesmo período de 2021, para US$ 8,2.
A rentabilidade sobre o patrimônio líquido médio anualizado (ROE) no Brasil foi de 35% no trimestre, acima de rivais como Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11).
O total de clientes chegou a 74,6 milhões, alta de 38% em relação ao mesmo trimestre de 2021. O número de clientes ativos, por sua vez, cresceu 49% na mesma base de comparação, para 61,2 milhões.
Os empréstimos pessoais do Nubank atingiram R$ 5 bilhões no período, crescimento de 2% em relação ao quarto trimestre de 2021. Já a taxa de juros média dos empréstimos foi de 5,3%.
A margem líquida de juros (NIM, na sigla em inglês), foi de 13,5%. A receita líquida com juros atingiu US$ 688 milhões no quarto trimestre de 2022.
O índice de inadimplência do crédito ao consumidor do Nubank cresceu de 5,1%, no terceiro trimestre, para 5,6% no quarto trimestre.