
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), regulamentou nesta segunda-feira (24), a revisão da Operação Urbana Faria Lima. Através da medida, o setor imobiliário poderá comprar títulos para ampliar, construir ou reconstruir edifícios na região.
A previsão da operação é de realizar obras no entorno da própria avenida, como o boulevard Juscelino Kubitschek, passagem subterrânea cujo planejamento foi feito há quase 40 anos para desafogar o tráfego. O projeto ligaria os túneis sob o rio Pinheiros ao complexo Viário Ayrton Senna.
No entanto, a regularização de um edifício de alto padrão de 23 andares segue suspensa pela Justiça, pelo fato de ter sido construído sem alvará.
O dispositivo que permitiria essa adequação foi questionado pelo Ministério Público, e o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu provisoriamente sua validade, segundo o “Poder 360”.
Nunes reforçou o investimento nas obras do local e afirmou ainda que “com o apoio do setor privado, vamos investir em revitalizar o centro”.
Do valor total de R$ 3 bilhões previstos para arrecadação, cerca de R$ 2 bilhões serão aplicados prioritariamente na urbanização de Paraisópolis e comunidades do entorno, localizados na zona sul de São Paulo.
Paralelamente, o governo de Nunes tem mantido diálogo com diversas secretarias para definir estratégias, porém mantendo foco no complexo Paraisópolis.
O Conselho Gestor da operação aprovou, no dia 11 de março, a regularização fundiária nas favelas Paraisópolis, Porto Seguro e Jardim Colombo, além de projetos de infraestrutura nessas comunidades.
Nunes pede que governo ‘não atrapalhe’ boa relação com setor privado
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), reforçou nesta segunda-feira (24) a importância da parceria entre a prefeitura e empresas privadas e enfatizou que a relação com o setor privado é essencial para o desenvolvimento da cidade, afirmando que o governo deve garantir um ambiente favorável e “não atrapalhar” o crescimento empresarial.
“Essa visão de um governo liberal, de estar sempre junto com o setor privado, é o que vai trazer resultados”, disse Nunes durante o almoço empresaria LIDE, onde se reuniu com empresários para debater estratégias de desenvolvimento econômico da cidade de São Paulo.
O prefeito destacou que São Paulo atingiu o menor índice de desemprego da história, impulsionado pela chegada de novas empresas. “São mais de 700 mil novas empresas na cidade de São Paulo. Batemos o recorde de investimentos”, afirmou.
“Estamos aumentando a arrecadação, reduzindo impostos e possibilitando diversas obras”, acrescentou.