O trio de amigos ex-XP Investimentos, Pedro Englert, Marcelo Maisonnave e Eduardo Glitz, criaram uma nova gestora focada em startups, a NVA Capital. A ambição deles é ajudar a transformar, no intervalo de dois ou três anos, pelo menos três das companhias investidas em unicórnios (startups com valor mercado acima de US$ 1 bilhão). “Nossas empresas vão continuar crescendo forte, com rodadas cada vez maiores”, diz Englert ao Pipeline.
A StartSe, plataforma de conhecimento da nova economia, foi o primeiro investimento do trio, de onde estabeleceram uma posição privilegiada no ecossistema de startups. De lá para cá, eles já reuniram dez no portfólio, que agora compõe a carteira da NVA.
A Warren, plataforma de investimentos, talvez seja um dos principais cases. Em abril, captou R$ 300 milhões em uma rodada liderada pelo GIC. A lista de investimentos inclui também Monkey, StartSe, Vórtx, Fitbank, BMC News e Captable. A Remessa Online foi a única saída do trio até agora.
Na gestora, eles não vão captar fundos para investir em startups. O objetivo é contar com uma estrutura para ficar mais próximos das investidas, como Warren e Lovin, nas quais eles ajudaram a fundar. Tipicamente, o trio investe em duas startups por semestre, mas não há qualquer obrigação de seguir uma meta.
“Em algum momento, ouvimos críticas no mercado. Diziam que a gente deveria decidir se era investidor ou empreendedor”, lembra Glitz. A escolha é ser as duas coisas, o que explica a abordagem nos investimentos. “Não vamos investir em dez empresas para dar um retorno em duas e fazer um write-off nas demais”.