Indo além dos nomes batidos como Tim Cook, Bill Gates, Elon Musk, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, desta vez, ao se retratar do mundo da tecnologia atual, e mais especificamente a uma das grandes e poderosas figuras deste cenário, será sobre o nome Masayoshi Son.
O investidor sul-coreano que já foi mais rico que Bill Gates (ainda que por três dias) e que já perdeu 99% de sua fortuna durante o estouro da Bolha da Internet em 2000, é a pessoa por trás de algumas das maiores revoluções tecnológicas em andamento.
Son foi estudar nos Estados Unidos ainda nos anos 80 e cursando computação e economia o imigrante japonês se apaixonou pela ideia de “microchips”. Aos 19 anos seu primeiro empreendimento: o “eletro-dicionário”, que por meio da captura da fala conseguia traduzir simultaneamente o que foi dito para inglês, japonês e alemão, e que acabou sendo vendido para a Sharp Corporation por $1,7 milhão.
Atraído pelo boom da Internet, Son fez diversos investimentos em companhias do Vale do Silício ainda nos anos 90. A fortuna de Son chegou a crescer em torno de US$10 bilhões por semana e durante três dias, foi mais rico que um dos gênios da inovação, Bill Gates.
Contudo, com o estouro da Bolha da Internet nos anos 2000, Son perdeu praticamente toda a sua fortuna, o Softbank desabou 93% do auge, com uma queda de $25 bilhões em um único dia. O sul-coreano continuou arriscando e investiu US$20 milhões para comprar 34% das ações do e-commerce chinês.