Cada vez mais a sociedade e os indivíduos têm enxergado e exigido que uma das principais preocupações das empresas seja impactar o mundo de uma maneira positiva. Reduzir as emissões de carbono e ter projetos sociais são grandes diferenciais para essas companhias.
Para nomear essas ações voltadas ao melhoramento do mundo, foi criada a sigla ASG (Ambiental, Social e Governança), proveniente da sigla em inglês ESG (Enviromental, Social and Governance)
Ambiental
Com a chegada do século XXI, as questões ambientais se tornaram de extrema importância devido ao aquecimento global e outras consequências da poluição causada pelos seres humanos. Uma empresa que tem a prática de reduzir o seu impacto ambiental tem uma grande vantagem competitiva quando se trata em preferência por parte dos clientes.
Podemos citar como exemplo o Ifood, que compensa a emissão de carbono de todas as entregas do aplicativo.
Social
Os aspectos sociais aqui inseridos dizem respeito a relação e o impacto da empresa na vida de seus colaboradores, clientes e comunidade como um todo.
A Reserva pode ser um ótimo exemplo nesse tópico. A companhia de vestuários tem a prática de doar 5 pratos de comida a cada peça de roupa vendida.
Governança
O “G” da sigla significa Governança e está relacionado a forma como a empresa se comunica com seus acionistas, a experiência dos mesmos e o alinhamento deles com a direção da companhia.
Em 2020, a empresa que liderou o ranking de governança corporativa no Brasil foi a Natura, seguido pelo Grupo Boticário e Ambev, respectivamente.