O que está por trás da compra do Modal pela XP

A operação animou os mercados, com a disparada de 45% das ações da Modal.

Na manhã de sexta-feira (7) a XP Inc. anunciou a aquisição do Banco Modal por US$ 528,5 milhões, dando continuidade à sua estratégia de aquisições. A compra sinaliza um movimento de maior consolidação no mercado financeiro. Vale destacar que esta é a segunda aquisição da XP nesta semana, que levou uma fatia significativa do Grupo Suno. As informações são do MoneyTimes.

Operação animou os mercados, com a disparada de 45% das ações da Modal, enquanto os papéis da XP na Nasdaq avançaram 2,4%, a R$ 27,74.

De acordo com Flavio Conte, analista da Levante, o movimento da XP foi natural e sem surpresas, se considerado que a companhia está desenvolvendo um ecossistema para escoar seus produtos. “A XP criou um ecossistema e está nadando de braçada. O BTG (BPAC11) também entrou nessa lógica, ao contrário de Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4). Eles compram participações minoritárias, mantém os conselheiros e investem na empresa”, destaca.

Além disso, Conte declarou que isso é mais positivo do ponto de vista financeiro do que as movimentações de bancões, que compram outras empresas e absorvem suas operações. “Com o ecossistema, a XP garante que seus produtos serão distribuídos”, diz o analista.

Ele ainda afirma que quem não for adquirido corre o risco, no longo prazo, de “minguar”. “Se você for bem-sucedido, um dos dois, BTG ou XP, vai querer comprá-lo”, afirma.