A V.tal, companhia investida da Oi (OIBR3;OIBR4), informou nesta sexta-feira (25) que contratos vinculantes para a realização de um aumento de capital na companhia foram celebrados. Com isso, a empresa de fibra ótica deve receber um aporte de R$ 2,5 bilhões, a um preço de emissão de R$ 1,42 por ação, 13% superior ao preço de emissão adotado no aumento de capital da V.tal realizado em junho deste ano, provenientes do Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB).
O aumento de capital decorre do ingresso do CPPIB como investidor dos fundos sob gestão do grupo BTG Pactual (BPAC11) e será realizado por meio do BTG Pactual Infraco Master Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, atualmente parte do grupo de controle da companhia.
Ainda, o fundo canadense terá o direito de indicar um membro do Conselho de Administração da V.tal.
Segundo a nota divulgada pela empresa, os recursos captados serão direcionados para a implantação em novos domicílios de internet de fibra ótica e a execução de aquisições, além do desenvolvimento de novas linhas de negócio relacionadas principalmente à infraestrutura digital.
Como fica a participação da Oi
Como resultado do aumento de capital da V.tal, a participação da Oi em seu capital votante e total passará a ser de, aproximadamente, 34,12%. Antes, a participação era de 38,5%.
“Adicionalmente, a Oi se beneficia pelo fortalecimento da posição financeira e capacidade de investimento de sua investida, viabilizando a implementação do seu Plano Estratégico, com foco em aceleração das receitas dos negócios core”, ressaltou a Oi.
Além do investimento canadense, a V.tal também conquistou outra vitória no mercado. De acordo com o Brazil Journal, a TIM Brasil (TIMS3) usará a rede de fibra ótica ofertada pelo negócio da Oi.
As ações da Oi (OIBR3;OIB4) operavam em alta de 5% e 3,77%, por volta das 13h15 (horário de Brasília) desta sexta-feira (25).