A Amazon vem sendo sendo questionada ultimamente por pais de crianças chamadas Alexa, que pedem para que a empresa mude o nome de sua famosa assistente virtual. De acordo com os pais, as filhas vêm sofrendo bullying por terem a mesma designação que ativa o comando do dispositivo inteligente.
Principalmente as famílias da Europa e Estados Unidos afirma que as crianças lidam diariamente com piadas envolvendo seu nome. Segundo os pais, colegas de seus filhos chamam por “Alexa” e emitem um comando repetidamente a exemplo do que acontece com a assistente virtual da Amazon.
“Ela (minha filha) começou a não querer se apresentar por causa das piadas e da reação. Ela era e ainda é uma criança, mas os adultos achavam que não havia problema em fazer piada com ela. É devastador. A escola não ajudou e disse que ela precisava construir resiliência”, desabafou uma mãe à rede britânica BBC.
Por conta da ocasição, já há casos em que os pais resolveram alterar os nomes dos filhos, mas o trâmite varia de acordo com a legislação local. Desde que os dispositivos da Amazon foram introduzidos no Reino Unido em 2016, a popularidade do nome caiu drasticamente. Na época, era o 167º nome de bebê mais popular na Inglaterra e no País de Gales, mas em 2019 era o 920º.