Com o desenvolvimento e a expansão da tecnologia, os smartphones se tornaram essenciais, vistos até como produtos básicos. No segundo trimestre de 2021, as demandas mundiais de smartphones cresceram 12%, de acordo com dados do Canalys.
A Samsung foi lider com 19% de vendas de celulares e pela primeira vez a Xiaomi ficou em segundo lugar, com 17%. A Apple ficou em terceiro lugar, com 14%, enquanto a Vivo e a Oppo mantiveram uma forte dinâmica de crescimento para completar as cinco primeiras posições.
Segundo o gerente de pesquisa da Canalys, Ben Stanton, a Xiaomi está crescendo os negócios no exterior rapidamente.
“Por exemplo, seus embarques aumentaram mais de 300% na América Latina, 150% na África e 50% na Europa Ocidental. E à medida que cresce, evolui. Agora está transformando seu modelo de negócios de desafiante a incumbente, com iniciativas como a consolidação de parceiros de canal e uma gestão mais cuidadosa de ações antigas no mercado aberto”, disse.
Stanton também explicou que a Xiaomi está voltado para o mercado de massa, “em comparação com a Samsung e a Apple, seu preço médio de venda é cerca de 40% e 75% mais barato, respectivamente. Portanto, uma das principais prioridades da Xiaomi neste ano é aumentar as vendas de seus dispositivos de última geração, como o Mi 11 Ultra.