A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (20) em comunicado ao mercado que planeja alcançar a neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa em suas operações. Segundo a companhia, o prazo para o cumprimento da meta desejada é compatível com o estabelecido pelo Acordo de Paris.
O acordo de Paris citado é um tratado mundial assinado em 2015 que tem como finalidade a redução de emissões de gases de efeito estufa para conter o aquecimento global até o final do século. Dentro do acordo inclui o comprometimento dos signatários, a reduzir suas emissões com o intuito de limitar o aumento das temperaturas globais a menos de 2°C.
De acordo com a Petrobras seu objetivo é cumprir essas metas também em ativos nos quais é sócia, porém não é controladora.
Segundo a petrolífera, as 12 empresas que fazem parte da iniciativa representam 30% da produção mundial de petróleo e gás e todas estão trabalhando no sentido de encorajar a indústria a zerar suas emissões.
“Assumimos uma cesta de compromissos de sustentabilidade com horizonte 2025/2030, incluindo uma meta de redução das nossas emissões operacionais totais”, afirma o comunicado da Petrobras.