A Petrobras afirmou nesta sexta-feira (18) que efetuou um pagamento de R$ 54,5 bilhões em royalties e participações especiais ao governo federal, Estados e municípios, no ano passado. Este representa o maior valor anual já contabilizado, de acordo com divulgado pela companhia.
Na comparação do acumulado de 12 meses, o valor representa um avanço de 70%, frente aos dados de 2020, quando foi registrado R$ 32 bilhões. Já em relação à 2019, foi alcançado uma alta de aproximadamente 36%.
“Esses valores expressivos demonstram que as atividades da Petrobras geram retorno não só para a companhia, mas para a sociedade como um todo”, afirmou em nota a companhia, que está sob pressão do governo por causa do aumento dos combustíveis.
Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.
Ao contextualizar os dados com o cenário atual, a estatal justifica já ter contribuído com a sociedade como pagamento dos impostos, e que acabar com sua política de preços de paridade de importação (PPI) poderia colocar em risco o abastecimento do País.