A Petrobras informou que não irá atender todos os pedidos de distribuidoras por combustíveis em dezembro diante da continuidade de um cenário de demanda atípica, que também foi vista em novembro, conforme disse a estatal em nota à Reuters.
Atualmente, a empresa opera seu parque de refino com fator de utilização de cerca de 87%. Segundo a Petrobras, existem dezenas de empresas hoje cadastradas na reguladora do setor Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que estão aptas para importação de combustíveis e que possuem condições de atender a demanda adicional.
“Assim como no mês de novembro, os pedidos de diesel encaminhados pelas distribuidoras para o mês de dezembro foram atípicos e superiores ao mercado esperado para este período”, declarou a companhia.
Em seu email ao veículo, a Petrobras ressaltou que os volumes disponibilizados por ela para cada cliente seguiram a regulação vigente definida pela ANP e foram aplicados ao diesel e à gasolina. Além disso, a empresa falou que “o atendimento do mercado segue normal, sem notícias de desabastecimento”.