Barracuda e Caratinga

Petrobras (PETR4) considera anular licitação para FPSO após oferta alta

A Petrobras iniciou o processo de contratação da plataforma em agosto de 2023, num projeto que integra a revitalização da Bacia de Campos

Petrobras
Foto: Agência Petrobras / Geraldo Falcão

A Petrobras (PETR4) está considerando cancelar uma licitação para o afretamento de uma plataforma do tipo FPSO para os campos de Barracuda e Caratinga, já que a proposta da única empresa ofertante, a indiana Shapoorji Pallonji Energy, ficou acima do esperado pela petroleira. As informações foram obtidas pelo “InfoMoney” com fontes próximas ao assunto.

A estatal iniciou o processo de contratação da plataforma em agosto de 2023, em um projeto que integra um plano de revitalização da Bacia de Campos, que vem sofrendo com o declínio da produção e dos preços do petróleo.

A empresa brasileira espera contratar um FPSO (sigla em inglês para plataformas flutuantes com capacidade de produzir, armazenar e descarregar petróleo) que tenha capacidade de produzir até 100 mil barris de petróleo por dia e processar diariamente até 6 milhões de m³ de gás.

Lula defende venda direta de combustíveis pela Petrobras (PETR4)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu, nesta segunda-feira (17), que a Petrobras (PETR4) venda gasolina, diesel e gás diretamente a grandes consumidores para reduzir os preços ao consumidor final. Atualmente, a comercialização desses combustíveis passa por distribuidoras, que os revendem aos postos antes de chegar ao cliente.

“A Petrobras tem que tomar uma atitude. Precisamos vender diesel diretamente para os grandes consumidores, se puderem comprar direto, para baratear o preço. Se pudermos vender gasolina e gás direto também… O povo, no fundo, é assaltado pelo intermediário, e a fama fica com o governo”, disse Lula durante um evento da estatal no Terminal da Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), como apurou a Exame.

Segundo o presidente, há uma distorção entre o preço de saída da Petrobras e o valor pago pelo consumidor. “A gasolina sai da Petrobras a R$ 3,04 e chega na bomba a mais de R$ 6,49, ou seja, é vendida pelo dobro”, afirmou.