Negócios

Petrobras (PETR4): foco em parceiros internacionais, diz CEO

Prates comentou da internacionalização da empresa como algo a se buscar “com muita parcimônia e sem exageros"

O CEO da Petrobras (PETR3; PETR4), Jean Paul Prates, informou que a companhia visa nesse momento, buscar parceiros internacionais do mesmo nível que o histórico da companhia.

“Um exemplo é o co-processamento em refinaria com óleo vegetal. Mubadala é um. A China National Chemical Engineering (CNCEC) é outro”, disse Prates em entrevista ao O Globo. “Outra coisa é o parceiro estratégico, como os que já temos em blocos do pré-sal, como CNOOC, CNPC e Petrochina”, acrescentou.

Nesse sentido, o CEO da Petrobras comentou da internacionalização da empresa como algo a se buscar “com muita parcimônia e sem exageros, sem parecer que estamos abandonando áreas no Brasil”.

“Mas existem novas fronteiras, como a costa da África, principalmente o ambiente atlântico, onde os chineses e empresas como Shell, Total e Equinor têm operado e se tornado protagonistas”, disse ao jornal.

Ibama autoriza exploração de petróleo em dois blocos

A Petrobras (PETR3;PETR4) recebeu a primeira licença ambiental para buscar petróleo em dois blocos da chamada Margem Equatorial brasileira, localizada no litoral do Rio Grande do Norte (Bacia Potiguar). A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia ao Estadão/Broadcast.

A licença para a exploração – perfuração de um bloco para procura de petróleo – foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e é a primeira para a região obtida pela atual gestão da Petrobras, que tem planos de avançar sobre a Margem Equatorial para renovar reservas.

“Confirmadas as potencialidades a partir da pesquisa, teremos a garantia de mais recursos para Saúde, Educação e desenvolvimento da região por meio do Fundo Social”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ao ser procurado pela reportagem.

Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) firmam parceria para descarbonização

Petrobras e a Vale (VALE3), duas das maiores empresas do Brasil, deram um importante passo para a consolidação da transição energética no País. As duas gigantes assinaram na última quinta-feira (28), protocolo de intenções para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono, aproveitando o expertise técnico e a sinergia das duas empresas.

A parceria prevê a avaliação de oportunidades conjuntas de descarbonização, abrangendo o desenvolvimento de iniciativas em combustíveis sustentáveis – como hidrogênio, metanol verde, biobunker, amônia verde e diesel renovável – e de tecnologias de captura e armazenamento de CO2. O acordo terá duração de dois anos.

A cerimônia de assinatura aconteceu no edifício-sede da Petrobras no Rio de Janeiro, e contou com a presença dos presidentes da Petrobras, Jean Paul Prates, e da Vale, Eduardo Bartolomeo. A parceria prevê também avaliação de potenciais acordos comerciais para fornecimento de combustíveis de baixo carbono produzidos pela Petrobras para consumo nas operações da Vale.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile