
Diversos funcionários foram pegos de surpresa nesta quinta-feira (4) com uma demissão em massa realizada pelo PicPay. Fontes ouvidas pelo BP Money relataram, com exclusividade, os bastidores de todo o processo, ao qual atribuíram como “impessoal e frio”.
“Completamente impessoal e frio todo o processo. Ninguém pôde se despedir nem nada, os acessos já estavam cortados. Os computadores ainda podem ser acessados, mas não conectam mais a internet”, relatou um agora ex-funcionário do PicPay, que preferiu manter o anonimato.
De acordo com ele, houve um convite para uma reunião de última hora na manhã de quinta com o tema “reestruturação”.
“Quando entrei me dei conta de que era demissão. Estava a head, a representante do RH e 9 pessoas contando comigo”, disse.
A líder do setor falou sobre a reestruturação e saiu da sala. Ao assumir o comando, a representante do RH deixou claro que a decisão não tinha relação com avaliação e sim com a reestruturação.
“Duas pessoas tinham acabado de entrar na empresa, uma delas ainda estava no período de experiência e tinha saído de outra empresa para vir para o PicPay”, contou um dos demitidos.
Segundo ele, o RH insistiu para que todos assinassem digitalmente o aviso de desligamento durante a reunião, não deixando ninguém se retirar sem assinar.
Também afetada pela onda de demissão em massa do PicPay, uma das demitidas conta que que a justificativa foi “fria” e pegou todos de surpresa.
“Algumas pessoas tinham assuntos urgentes em andamento e bom desempenho na avaliação anual de desempenho que tinha sido liberada recentemente”, relatou a ex-funcionária que preferiu não revelar sua identidade.
Para ela, pior que a demissão foi a forma como tudo ocorreu.
“Cortaram os acessos de geral ontem [quarta-feira] e hoje cedo foi um caos, pois todo mundo que estava com acesso cortado foi sendo comunicado aos poucos. Causou burburinho e desespero generalizado”, afirmou.
Ao BP Money, o PicPay reforçou, em nota, que realiza uma implementação reorganizacional em suas áreas de negócios, baseando-se em análises e estudos dos processos e modelos internos da empresa.
“A decisão foi tomada após inúmeras análises e estudos dos processos e modelos da companhia, que apontaram a necessidade de consolidar parte das equipes. Como resultado, projetos foram priorizados, times remodelados e muitos colaboradores reposicionados internamente em outras funções”, disse.
Ainda segundo a fintech, nos últimos anos a empresa passou por um ciclo de grande construção e expansão de portfólio, o que levou a atual reorganização.
PicPay já havia realizado demissões em março
Esta não é a primeira vez que a startup realiza uma leva de desligamentos, sendo a última ocorrida no mês passado, deste ano.
Na ocasião, a projeção do número de contratos encerrados foi em torno de 85 trabalhadores formais e mais 85 terceirizados. Os dados pertencem ao levantamento feito pelo startups.
De acordo com à reportagem, a parceria teria sido interrompida de maneira brusca, levando ao fim do projeto. Segundo um colaborador, uma semana dos desligamentos, os trabalhadores receberam aviso de que a iniciativa acabaria.