Novas regras

Pix: comércio deve investir em infraestrutura para não perder Black Friday

A partir do dia 1º, a segurança do Pix foi reforçada e mais normas de segurança entraram em vigor, ligando novo alerta entre os lojistas

Foto: CanvaPro
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Neste ano, o mês de maior movimento do varejo veio acompanhado de mudanças no Pix. A partir do dia 1º, a segurança do Pix foi reforçada e mais normas de segurança entraram em vigor, portanto, lojistas devem alertar e oferecer alternativas.

Assim, a atração de consumidores é apenas uma parte do desafio da Black November, pois além de comunicar os clientes das mudanças, que exigem celulares cadastrados para algumas transações, a infraestrutura de pagamento dos sites de varejo deve estar preparada para um aumento significativo no tráfego e na demanda para garantir o sucesso das operações.

Para transações Pix acima de R$200, agora será necessário o cadastro do dispositivo móvel, uma medida que visa aumentar a segurança e proteção contra fraudes.

Como essa nova regra pode impactar as compras, o ideal para os comerciante é avisar ao cliente para que as transações não sejam bloqueadas e garantir alternativas de pagamento seguras para evitar atritos e abandonos de carrinho.

Mas, com a expectativa de crescimento das vendas online durante a Black Friday, especialistas em tecnologia também destacam a necessidade de servidores robustos, redes de alta velocidade e mecanismos de backup.

Para a sócia e fundadora da Aarin, Ticiana Amorim, a capacidade de processamento dos sistemas de pagamento deve ser ampliada para suportar picos de transações, que podem chegar a milhões por minuto. Ferramentas de monitoramento em tempo real também podem prevenir problemas, detectar falhas e agir rapidamente em caso de instabilidade.

“A infraestrutura de pagamento deixou de ser um detalhe técnico para se tornar uma peça central na estratégia de vendas e retenção de clientes. Investir em uma estrutura sólida para a Black Friday é investir na experiência do cliente, na segurança e na longevidade das operações”, disse Amorim.

“Quando bem executada, a preparação para a Black Friday previne perdas financeiras e solidifica a reputação dos varejistas como empresas confiáveis e preparadas para atender ao consumidor em grande escala”, complementou.

Novas regras do Pix pode fortalecer Black Friday

Para a executiva, esse é o ativo que pode transformar a Black Friday em um sucesso e uma oportunidade para fidelizar clientes e fortalecer a reputação.

Parcerias estratégicas também facilitam o uso de sistemas de pagamento integrados, com escalabilidade e suporte técnico especializado, reduzindo os riscos de instabilidade e possibilitando a implementação de tecnologias de segurança avançadas.

O ideal é haver relatórios e dados analíticos para que o varejista tenha insights em tempo real sobre o desempenho das vendas e dos processos de pagamento.

“Com a estratégia certa e o suporte de um parceiro especializado, os varejistas estarão prontos para transformar a Black Friday em uma Black November de oportunidades, oferecendo ao cliente uma experiência de compra fluida e segura com o Pix”, reforçou Amorim.

A Aarin é o primeiro hub tech-fin especializado em Pix e Embedded Finance no Brasil e faz parte do grupo Bradesco. A empresa foca em serviços financeiros incluindo a experiência do usuário. Nascida em Salvador (BA), a Aarin passou por M&A multimilionário com o grupo Bradesco em agosto de 2022.