O Pix é a principal forma de pagamentos à vista no Mercado Pago, de acordo com dados divulgados pelo Mercado Livre nesta quarta-feira (16). Segundo o “Infomoney”, o sistema de pagamentos desenvolvido pelo BC representa 80% dos pagamentos realizados “à vista” na empresa.
Já os pagamentos com boleto representam 20%, portanto, 4 em cada 5 pagamentos à vista são feitos via Pix. De acordo com o portal, os dados foram divulgados para comemorar os dois anos do lançamento do sistema.
De acordo com a matéria, o Mercado Livre informou que cerca de 75% dos usuários do Pix concluem o pedido contra 50% do boleto (isso significa que metade das compras feitas via boleto não são concluídas, por diversos motivos).
Pix: governo Lula não irá taxar sistema de transferência
Após a vitória nas urnas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começaram a circular notícias nas redes sociais que o futuro governo iria taxar o Pix. No entanto, as informações são falsas pois, até o momento, não há nenhum indicativo de que isso será feito ou proposta nesse sentido. Além disso, nenhum membro da chapa eleita anunciou que se pretende cobrar tarifas de transferências via Pix.
O que já existe, no entanto, são modalidades nas quais o Pix já é tarifado, conforme regulamentação do Banco Central, responsável pelo meio de pagamento, principalmente no caso de pessoas jurídicas.
De acordo com o Banco Central, as pessoas físicas são isentas de cobrança de tarifas para fazer ou receber um Pix.