Em junho, o setor industrial do Brasil apresentou um impulso, chegando ao maior nível em quatro meses diante do aumento das vendas e da produção, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1º) pela IHS Markit da pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, sigla em inglês).
De acordo com a Reuters, o PMI da indústria brasileira avançou a 56,4 em junho, ante 53,7 em maio. O número apresentado é o nível mais elevado desde fevereiro. O índice está bem acima da marca de 50, o que corresponde a um crescimento.
“Os resultados do PMI de junho apresentaram outro conjunto de desfechos positivos no setor industrial brasileiro. Apesar da batalha contínua contra outra onda de casos da Covid-19, as empresas viram seus pedidos aumentarem substancialmente em relação ao mês passado”, declarou a diretora associada da IHS Markit, Pollyanna De Lima.
Com o aumento de novos pedidos, os fabricantes brasileiros elevaram a produção, assim superando a média de longo prazo da pesquisa. O mês ainda registrou a expansão intensa da compra de insumos desde fevereiro, uma forma dos fabricantes tentaram previnir a escassez de insumos.