O Porto de Itapoá concluiu nos últimos dias uma captação de R$ 750 milhões. De acordo com o Valor, o montante será utilizado para a expansão do terminal, que fica localizado na costa norte de Santa Catarina. O objetivo é que a capacidade de movimentação seja ampliada. O número atualmente é de 1,2 milhão de TEUs por ano e deve ser ampliado para 1,6 milhão.
A obra de expansão, que demandará um total de R$ 850 milhões de investimento, terá início em 2022, com duração de até dois anos, segundo o presidente da companhia, Cássio Schreiner.
“A ocupação do terminal em 2021 ficou, em média, na casa de 75%. No primeiro trimestre do ano, chegamos a picos acima de 80%. Isso nos motivou a expandir, porque sinaliza que se não houver uma ampliação pode haver um gargalo. Com a previsão de crescimento que temos para o ano que vem, vamos chegar no limite”, afirmou Schreiner.
O financiamento da obra foi feito por meio de uma emissão de debêntures incentivadas, com prazo de 15 anos e remuneração de IPCA + 6,29%. Coordenada pelo BTG Pactual, a operação também contou com a participação da XP.
O Porto Itapoá é um terminal privado que opera desde 2011 em Santa Catarina e tem, entre os acionistas, a BRZ Investimentos, gestora de recursos independente com mais de 20 anos de história.