O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, informou que os investimentos do Porto, localizado no município brasileiro de Itapoá, Santa Catarina, devem ultrapassar R$ 750 milhões até 2024.
“É totalmente da iniciativa privada para suprir o crescimento de volume que temos. Essa expansão vai contemplar o incremento de mais de 200 mil metros quadrados de pátio para armazenagem de cargas. Teremos um armazém que pode chegar a 30 mil metros quadrados, além da implantação do terceiro berço”, explicou.
Com os investimentos, a capacidade do porto aumentará de 1,2 milhão de TEUs para 2 milhões de TEUs.
O presidente declarou que o porto está entre os cinco maiores operadores de contêineres do Brasil. No passado, o volume de exportações por Itapoá avançou 65%.
“Esse salto tem uma explicação que é um serviço com melhor transit time (tempo de trânsito) entre o Sul do país e a Ásia. Isso trouxe competitividade e um fluxo expressivo. Por isso, esse crescimento em relação ao volume operado em 2020”, afirmou. Na mesma ocasião, a receita líquida cresceu 17%.
Apesar dos resultados positivos, Schreiner pontou que o porto precisa de um calado para permitir a entrada de navios maiores – de até 400 metros.
“Tem um projeto de licenciamento que começou em 2012, mas até hoje não teve a autorização para ter a curva suavizada para a entrada das embarcações, assim como a profundidade para a entrada de navios maiores”, explicou.
De acordo com ele, essa já é uma demanda dos armadores que operam no Brasil, no entanto, hoje estão limitados a embarcações de 350 metros.
O presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, também afirmou que a Baía da Babitonga possui um grande potencial, em relação a movimentação de navios.
“Dada a tendência mundial de recebermos navios maiores, os investimentos são relevantes para que essas embarcações possam operar no estado. O porto é um indutor de desenvolvimento”, disse.
Aguiar observou que Santa Catarina transforma cerca de 60% do total do cobre do país.
Ainda segundo o presidente, “isso acontece exatamente pela eficiência do Porto Itapoá. Agora, o porto aguarda a tão necessária retificação do canal de acesso. Inclusive, é um trabalho que o Fórum Parlamentar pode ajudar”.
Além disso, Mario Cezar pontou que é relevante que o Fórum Parlamentar pressione a ANTT sobre à aprovação de um pacote de obras, que já vem sendo calculado para contribuir na fluidez e a segurança do trecho norte da BR-101.
“São investimentos privados, com impactos não significativos em termos de pedágio, mas que serão significativos em termos de trafegabilidade e segurança do trecho. É importante cobrar da ANTT a liberação dessas obras”, completou.