'Premium mixers': conheça substituto da água tônica

Esse novo "movimento" ganhou força nos EUA e na Europa

O gin tônica tem sido uma tendência no Brasil nos últimos anos. Chamados de “premium mixers”, a nova definição substitui a água tônica numa versão mais gourmetizada. 

Esse novo “movimento” ganhou força nos EUA e na Europa entre consumidores ‘high end’ na mesma época em que o gim tônica também estorou em ambos os lugares em 2010. No Brasil, esse fenômeno só bombou em 2019. 

“É um processo de descobrimento do consumidor”, afirma Louis Natal, CEO da Riverside, a primeira marca de premium mixers do Brasil, segundo o Brazil Journal. 

A Riverside surgiu há três anos com um portfólio de quatro produtos: original, light e com limão siciliano formam três tipos de água tônica, além do ginger beer, usado no preparo do Moscow Mule. 

A projeção é que a empresa fature R$ 2,1 milhões este ano. No entanto, os fundadores esperam que esse número suba mais rápido, alcançando quase R$ 5 milhões em 2022 e R$ 14 milhões em 2024. 

A Riverside, inclusive, não tinha como dar errado, já que seus fundadores entendem muito bem de bebidas. Kiko Lumack fundou a cachaça Santa Dose, vendida posteriormente para a americana Brown-Forman, dona do uísque Jack Daniels. Já Lucas Albuquerque criou a Cerveja Proibida e, em seguida, as marcas de licor Lillet e Ramazzotti no Brasil, em parceria com a Pernod Ricard. 

Parceiros

Qualidade x Preço
Enquanto as tradicionais latinhas de tônica custam cerca de R$ 2, uma garrafa de 200 ml da Riverside é vendida por R$ 8, dependendo do canal de venda. A latinha sai em média a R$ 7,50. 

No entanto, Louis defende o preço do seu produto e sinaliza que é mais competitivo que o produto importado, já que uma tônica da Fever Tree – principal benchmark da brasileira – sai por cerca de R$ 12. 

Atualmente a Riverside está no mercado para uma rodada de seed money que avaliaria a empresa em R$ 20 milhões. A companhia está vendendo 10% do negócio. 

Com o dinheiro, mira investir na construção da marca. Para isso, pretende aumentar os aportes em marketing. A maior oportunidade de crescimento é no varejo, já que a marca ainda não está nas redes regionais de supermercado. 

Além disso, a startup também quer lançar mais dois produtos ainda este ano: um Club Soda e um Ginger Ale, que se diferencia do Ginger Beer por ter o gengibre mais suave.