A privatização do porto de Santos, prevista para acontecer no primeiro semestre de 2022, pode gerar R$ 16 bilhões em investimentos, segundo o Ministério da Infraestrutura. Os análises de modelagem econômica estão quase encerrados e a consulta pública deve acontecer até novembro. As informações são do Exame.
“Todo o processo já avançou bastante”, afirmou Diogo Piloni, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura. Com isso, foi possível fazer uma estimativa mais precisa sobre o potencial do leilão.,
Existe várias melhorias previstas, como o aprimoramento dos acessos terrestres ao porto e o aprofundamento do calado. Também está em pauta a construção de um túnel submerso entre Santos e o Guarujá.
O porto de Santos, administrado pela estatal Santos Port Authority (SPA), ainda realizou recentemente uma parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, com o intuito de colocar em prática iniciativas referentes à descarbonização. Outras medidas a ser adotadas são a compilação de um inventário de emissão de gases de efeito estufa e a implantação de tecnologias voltadas para a despoluição do mar.
O porto de Santos fechou o semestre com resultados positivos. No último trimestre, o aumento do lucro chegou a 126% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 99 milhões de reais. O faturamento superou a marca de 1 bilhão de reais. Pela primeira vez deverão ser distribuídos dividendos ao governo federal. Segundo a SPA, a nova fase da companhia se deve a uma reestruturação de gestão, ao aumento da movimentação de cargas e uma política de cortes de custos. Em 2020, o lucrou chegou a 202,5 milhões de reais, 132% mais em relação a 2019. “A intenção era justamente preparar o porto para a privatização”, diz Piloni.