Um post feito pela Volkswagen, no último sábado (7), que mostra um casal homossexual junto ao Polo, tem gerado uma série de ataques homofóbicos nas redes sociais. A montadora compartilhou uma foto de uma propaganda, que foi ao ar no ano passado, após um possível vídeo da divulgação começar a rodar por grupos de WhatsApp na última semana.
No post, a montadora alemã de automóveis faz um paralelo entre a evolução do modelo do carro e da sociedade. “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play”, diz a Volkswagen no post.
A publicação conta com cerca de 4 mil comentários no Instagram. Em um dos diversos comentários homofóbicos feitos na publicação, um usuário diz que o post é “uma apelação desnecessária”. Outro usuário da rede social diz que a propaganda é “boa para a Volkswagen perder clientes”.
Veja o post a seguir:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Volkswagen do Brasil (@vwbrasil)
Em meados de outubro de 2021, a divulgação do Polo com o casal já tinha sido alvo de ataques nas redes sociais. Em comentários, na época, usuários afirmaram que deixariam de consumir produtos da Volks. Tiveram, ainda, clientes solicitando o retorno do “conservadorismo” da marca e um marketing “mais imparcial”, além de ataques diretos ao casal.
A Volks possui uma forte imagem no cenário de temas inclusivos. Em setembro do ano passado, a Volks divulgou uma cartilha com um guia prático para garantir um comportamento inclusivo e de respeito nas relações comerciais envolvendo a Volkswagen do Brasil e seus fornecedores. A cartilha aborda temas como LGBTQIA+, Mulheres, Pessoas com Deficiência (PcD) e intolerância religiosa. O objetivo da montadora alemã era estimular a diversidade e a inclusão em toda sua cadeia de fornecedores. Procurada pelo BP Money, a Volks ainda não se posicionou sobre o caso.