Aquisição

Prosus, dona do Ifood, compra Decolar por US$ 1,7 bi

Transação com grupo argentino adiciona mais um setor à holding na América Latina

Fonte: Divulgação/Ifood
Fonte: Divulgação/Ifood

A Prosus, holding de investimentos holandesa e controladora do iFood, anunciou em 23 de dezembro de 2024 a aquisição da agência de viagens online argentina Despegar, que opera no Brasil sob a marca Decolar, por US$ 1,7 bilhão, com apuração do portal Valor Invest.

A oferta de US$ 19,50 por ação representa um prêmio de 33% em relação ao preço de fechamento das ações em 20 de dezembro. O conselho de administração da Despegar aprovou a transação, que agora aguarda a aprovação dos acionistas e de órgãos regulatórios, com previsão de conclusão no segundo trimestre de 2025.

A Despegar atua em 19 países da América Latina, processando mais de 9,5 milhões de transações por ano e registrando US$ 5,3 bilhões em reservas brutas no ano fiscal de 2023. Com a aquisição, a Prosus ampliará sua presença na região, atendendo a mais de 100 milhões de clientes nos setores de comércio eletrônico, viagens e serviços financeiros. Além do iFood e da Despegar, o portfólio da Prosus na América Latina inclui empresas como OLX e Sympla.

Transação em andamento 

Fabricio Bloisi, CEO da Prosus, destacou que a aquisição está alinhada com a estratégia da empresa de criar ecossistemas de negócios tecnológicos complementares. Bloisi, que assumiu a liderança da Prosus em julho de 2024, busca acelerar o crescimento da Despegar aproveitando os diversos pontos de contato com clientes dentro do portfólio da empresa, além de sua expertise operacional e capacidades avançadas em inteligência artificial. 

Damián Scokin, CEO da Despegar, considerou a transação um desenvolvimento empolgante que oferece valor significativo aos acionistas e abre novas perspectivas de crescimento. A integração com a Prosus permitirá à Despegar alavancar recursos e expertise para expandir sua presença no mercado latino-americano de viagens online. 

A aquisição da Despegar pela Prosus reflete uma tendência de consolidação no setor de tecnologia e comércio eletrônico na América Latina, visando ampliar a oferta de serviços e fortalecer a posição competitiva no mercado regional.