A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira(5) que apresentou uma oferta de 4,6 bilhões de dólares(R$ 24,1 bilhões) pela fornecedora sueca Veorneer. Em julho deste ano, a empresa casadense Magna International havia feito uma proposta pela aquisição da fabricante, inclusive já havia sido aceita pelo conselho da Veorneer, mas o valor era 18,4% abaixo do atual.
A fornecedora ainda não confirmou se efetuará a venda para a Qualcomm, mas afirmou que seu conselho de administração está avaliando a oferta.
Com isso, as ações da Voerneer nos Estados Unidos dispararam 28%, e os investidores aparentam estar dispostos a investir consideravelmente na empresa.
Especialista em chips para dispositivos eletrônicos móveis, a Qualcomm tem fornecido microprocessadores para montadoras de veículos há uma década. Inclusive, no ano passado, começou sua própria linha de sistemas avançados de assistência(Adas em inglês) chamada Snapdragon Ride.
No início de 2021, a Qualcomm assinou parceria com a Veoneer para desenvolver uma plataforma de software e chips para sistema de Adas para motoristas chamado Arriver.