Quanto Zuckerberg perde com queda das redes sociais

Usuários relatam problemas de acesso ao Facebook, WhatsApp e Instagram nesta segunda

O serviço de multiplataforma de mensagens instantâneas, WhatsApp, juntamente com as redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram e Facebook apresentaram instabilidade no começo da tarde desta segunda-feira (4). Usuários de diversos países foram impossibilitados de mandar mensagens nas plataformas pertencentes ao Facebook.

Para além dos prejuízos que os usuários sofrem com essa queda repentina, as oscilações das redes podem afetar o lucro do CEO e fundador do Facebook, o bilionário Mark Zuckerberg.

Para responder isso, depende de muitos fatores, como por exemplo quanto tempo durou a queda que impediu a utilização de usuários e em que momento do dia isso aconteceu. Apesar de não ser possível alegar uma resposta exata, pode se afirmar que a companhia fatura a cada trimestre uma média de US$ 28 bilhões (R$152,3 bilhões, na cotação atual), deste total US$ 27,1 bilhões (R$147,4 bilhões) pertence a publicidades que circulam nas respectivas redes sociais. Com isso os impactos que afetam o bolso do Zuckerberg serão refletidos na receita total dos anúncios.

O impacto maior a longo prazo seria maior em um cenário em que as instabilidades aconteçam com frequência. Isso ocasionaria uma queda de interesse das empresas em seus produtos  nestas redes sociais e busquem outras alternativas, migrando também seu capital.

Impactos imediatos

Às 13h39 (horário de Brasília) desta segunda-feira (4), as ações da plataforma das redes sociais registravam um tombo de 5,62% na Nasdaq, índice da Bolsa americana composto por ações de empresas de tecnologia, recuava 2,38%. As ações que ja haviam começado o dia com o pé esquerdo, com uma leve caimento, despencaram após as quedas do WhatsApp, Instagram e Facebook.

No Brasil, o cenário não é muito diferente. As BDR’s do Facebook (FBOK34) registram quedas de 5,29%. O pico de queda dos certificados nacionais começou após às 13h, mesmo periodo onde foi registrado o pico de reclamações de usuários sendo 44 mil contra o WhatsApp, 13 mil contra o Instagram e 6.700 contra o Facebook, de acordo com o Downdetector.

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