O diretor-presidente da Volkswagen, Herbert Diess, contou que os trabalhadores na Alemanha devem estar preparados para uma reestruturação mais profunda, uma manobra para se manterem competitivos com a Tesla.
A manobra é prevista para quando a empresa de Elon Musk aumentar a produção de veículos no próximo ano em sua primeira fábrica na Europa, localizada nos arredores de Berlim. A Tesla tem melhorado rapidamente a qualidade e deve atingir um prazo de produção de apenas 10 horas por carro em sua fábrica de Gruenheide, informou Diess na quinta-feira (4) em discurso preparado em uma reunião de equipe em Wolfsburg.
A principal fábrica de carros elétricos da Volks em Zwickau leva mais de 30 horas por veículo, o que deve ser reduzido para 20 horas no ano que vem. “Sim, estou preocupado com Wolfsburg”, confessou Diess no primeiro encontro de funcionários desde o início da pandemia de Covid-19 na maior fábrica de automóveis do mundo.
“Quero que seus filhos e netos ainda possam ter um emprego seguro aqui conosco em Wolfsburg. Este é o meu objetivo hoje, é por isso que estou aqui.” O presidente da Volkswagen cancelou uma viagem aos EUA nesta semana, onde deveria se encontrar com investidores e visitar empresas de tecnologia, para acalmar a crescente tensão com os poderosos líderes sindicais da Volks na Alemanha. O CEO busca acelerar os planos para uma transformação fundamental da gigante industrial alemã rumo à era de carros elétricos que podem dirigir de forma autônoma.
Daniela Cavallo, nova presidente do conselho de trabalhadores da Volks, pediu a Diess que foque a atenção em resolver a persistente escassez de chips que atingiu a montadora com mais força do que a Tesla ou BMW em vez de se envolver em atividades de redes sociais. “Você frequentemente nos fornece belas fotos de suas viagens, mas infelizmente ainda não de semicondutores”, disse.
A falta de chips obrigou a Volks a reduzir a produção na grande fábrica de Wolfsburg, que é quase tão grande quanto Mônaco, ao menor nível desde o fim da década de 1950, quando a unidade tinha metade do tamanho e produziu o icônico Beetle. Em um acordo trabalhista assinado há cinco anos, a Volks planejava fabricar pelo menos 820 mil carros em 2020, mas produziu menos de 500 mil, de acordo com Cavallo.
Para garantir a suficiente utilização da fábrica, foi recomendado que a empresa alocasse um segundo carro elétrico para Wolfsburg “significativamente antes de 2026”. Esse é o ano em que o projeto Trinity deve iniciar a produção, um modelo-chave para a principal marca da Volks competir com a Tesla.