Rappi compra empresa brasileira Box Delivery

Aquisição foi a maior da história da unicórnio colombiano

A unicórnio colombiana de delivery Rappi anunciou, nesta segunda-feira (10), um acordo para a aquisição da empresa brasileira Box Delivery, que atua no “atacado” do setor de entregas de alimentos e produtos no país, segundo informações da agência Reuteurs.

O valor acordado para a compra da Box não foi divulgado, mas a Rappi, uma companhia sem grande histórico de aquisições, confirmou que trata-se do maior negócio de sua história.

“Com modelos de negócio complementares, as operações das duas empresas serão integradas gradualmente, enriquecendo sua expertise e seu time de especialistas”, disse a Rappi em comunicado à imprensa.

O negócio, de acordo com a Rappi, também pode ajudar no crescimento do segmento de varejo da companhia colombiana que promete entregas em até 15 minutos. De acordo com o presidente e um dos fundadores da Rappi, Sebastian Mejia, as conversas com a Box vinham desde o segundo semestre de 2022.

“Não somos uma empresa que tem no DNA a cultura de fazer aquisições, a não ser que tenha oportunidade e as conexões, como encontramos com a Box”, afirmou o executivo.

Fusão da Rappi e Box traz Aliansce Sonae como sócia

A Box tem como um de seus investidores a gestora de shopping centers Aliansce Sonae (ALSO3), que agora vira sócia da Rappi com a aquisição, segundo Mejia. A Box foi fundada em 2016, em Santos (SP), e atua no serviço de logística de entregas para empresas, tendo como clientes Ultrafarma, Burger King, entre outras companhias.

Segundo o Mejia, a Rappi, que atua em nove países da América Latina, vê o Brasil como um mercado prioritário. A companhia está em cerca de 140 cidades do país. “O que essa transação manifesta é nosso compromisso com o Brasil, vamos seguir investido”, disse ele, sem dar detalhes financeiros e citando um “momento muito especial” para o setor localmente.

O movimento da Rappi no país vem após acordo do rival iFood com o Tribunal do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), fechado em fevereiro, que o impede de fazer pactos de exclusividade ou de adotar medidas contratuais que possam induzir exclusividade com redes de marcas que possuam pelo menos 30 lojas.

“(A decisão) só abre oportunidades de investimento para a gente”, afirmou o presidente, ponderando que a aquisição não tem uma relação direta com a medida do Cade, uma vez que as conversas com a Box já estavam ocorrendo.

Além disso, a transação também ocorre em momento desafiador para startups e empresas de tecnologia em geral, com dificuldade de captação de recursos e ondas de demissões globalmente. No setor de delivery de comida, Uber Eats deixou de fazer entregas de restaurantes no Brasil em 2022 e a 99Food anunciou no início deste ano fim das operações.

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