O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), encaminhou nesta quarta-feira (14), um pedido ao Senado Federal para que a União dê garantia à contratação de crédito externo de US$ 300 milhões pela Sabesp (SBSP3). O pedido foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
O desembolso vai beneficiar o estado de São Paulo, principal acionista da Companhia de Saneamento Básico, que será governado, a partir de 2023, por Tarcísio de Freitas, candidato de Jair Bolsonaro para o estado.
A operação será feita em conjunto ao Banco dos Brics, comandado por Marcos Troyjo, ex-secretário de Paulo Guedes, ministro da Economia.
Ainda, de acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, os recursos serão destinados para financiar o Programa de Apoio ao Plano de Investimentos Sabesp – PAPIS.
“O Programa foi identificado como passível de obtenção de financiamento externo pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), e o Ministério da Economia considerou estarem atendidas as condições para encaminhamento da operação de crédito ao Senado Federal”, afirmou a nota.
Tarcísio irá começar a estudar privatização da Sabesp
A privatização da Sabesp começará a ser estudada pelo governador eleito de São Paulo, Tarcisio de Freitas. De acordo com Freitas, caso viável, a companhia responsável pelo saneamento básico no Estado será vendida.
“Sempre coloquei na campanha que nós iríamos estudar a privatização da Sabesp para saber se esse seria o caminho e traria mais recursos, mais investimento, maior eficiência no prazo mais curto para a gente diminuir o tempo de universalização do saneamento com a menor tarifa. A gente vai realmente começar a estudar isso”, afirmou.
“Se for este o caminho para a sociedade, esse caminho é o que a gente vai adotar. Se não for, a gente vai continuar com a Sabesp pública e fazer investimento, mas a gente vai botar um time profissional, um time de mercado na Sabesp e valorizar também a prata da casa, os profissionais que lá estão. Essa questão é fundamental”, completou.
Por volta das 13h20 (horário de Brasília) desta quarta-feira (14), as ações da Sabesp (SBSP3) caíam 0,69%, a R$ 53,68.