A semana vai ser cheia para o Santander (SANB11) e a Cielo (CIEL3), que além de realizarem o pagamento de proventos aos acionistas nessa terça-feira (1), serão destaque na agenda corporativa desta quarta-feira (2).
Acontece que, de acordo com o Inter Research, os balanços do quarto trimestre de 2021 devem fechar um período de “forte crescimento” no crédito ao longo de 2021.
Já os analistas do UBS estimam lucros menores para o Santander, com baixa de 4% no trimestre, a R$ 4,2 bilhões. O ROAE (retorno sobre o patrimônio médio), por outro lado, deve permanecer acima de 20%.
Vai existir também um bom crescimento do crédito das famílias, principalmente em imóveis e automóveis. Enquanto consignados e pequenas e médias empresas liderarão a expansão de crédito. No entanto, para os analistas, a elevação dos empréstimos corporativos será fraca.
O UBS prevê alta dos empréstimos de 3,4% no trimestre e 13% no ano e novas provisões no trimestre não são descartadas.
No caso dos resultados da Cielo devem reforçar a trajetória de recuperação da companhia, auxiliada por melhores volumes transacionados nas duas divisões, Cateno e Cielo Brasil. O resultado financeiro compensará parte do aumento do Ebitda, diz o Safra.