Santander (SANB11) anuncia venda de participações; confira

O Santander (SANB11) anunciou a venda de participações em banco e corretora

O Santander (SANB11) anunciou a venda de participações, detidas por subsidiárias do Santander Brasil, representando 50% do capital social do Banco PSA Finance Brasil e mais 50% do capital social da PSA Corretora de Seguros e Serviços, vendida para a Stellantis Services, que passará a ser a única acionista da empresa. 

Já o banco deixa de ter o Santander como acionista e passa a ter o Banque PSA Finance como o único detentor dos ativos. Os valores da operação não foram divulgados. A conclusão da compra ainda está sujeita ao cumprimento de determinadas condições suspensivas usuais em transações similares.

Santander traz CEO da HDI para reforçar área de seguros

Buscando estruturar sua área de seguros, o banco trouxe Murilo Riedel, ex-CEO da HDI no País, para liderar a vertical, com o objetivo de reforçar e reformular a operação, que até então estão espalhadas por outros departamentos. 

Até por não ser um CNPJ separado, o Santander não abre números da sua operação de seguros, mas Riedel diz que ela tem uma participação bastante importante no faturamento da instituição. 

Além disso, o Brasil representa 50% de tudo o que o Grupo Santander arrecada com seguros no mundo. Os principais produtos são seguros de vida, proteção financeira, residencial, empresarial e automotivo.

O ecossistema de seguros do Grupo é formado por diversas partes. O banco tem uma fatia de 49% na seguradora Zurich Santander – em parceria com a suíça Zurich Insurance – e de 50% na Santander Auto, onde o outro sócio é a alemã HDI, justamente de onde Riedel veio.

Além de também ter uma corretora, a instituição lançou recentemente o serviço de assistência HelpS e tem um importante setor de veículos, formado pelo marketplace Auto Compara, o site de classificados Web Motors. 

Riedel afirma que o plano de crescimento já vinha acontecendo, então o grande objetivo é acelerar esse processo. Ele ainda afirma que o plano é trabalhar a base de mais de 56 milhões de clientes do Santander, sem um foco específico no chamado mar aberto.