O Santander (SANB11) anunciou nesta noite desta terça-feira (7) a venda de 40% do capital social da Webmotors para a Carsales.com pelo montante de R$ 1,240 bilhão, equivalente a um valuation de R$ 3,1 bilhões por 100% da Webmotors.
Após a conclusão da operação, a Santander Corretora passará a deter 30% e a Carsales 70% do capital social da Webmotors. Como resultado da operação a participação da Carsales na Webmotors atinge 70% do capital social, enquanto o Santander Brasil mantém sua exclusividade comercial e continua sendo a plataforma de crédito e soluções financeiras para transações realizadas por meio da plataforma.
A Operação permitirá que a Webmotors beneficie-se ainda mais da expertise da Carsales em marketing digital, produtos e serviços para o ecossistema automotivo, fortalecendo a oferta de valor para lojistas, concessionários, montadoras e clientes finais. A conclusão da Operação estará sujeita ao cumprimento de determinadas condições suspensivas usuais em transações similares, incluindo a obtenção das autorizações regulatórias pertinentes.
Lucro do Santander cai quase pela metade no 4T22
O Santander (SANB11) reportou queda no lucro líquido de cerca de 45% no quarto trimestre de 2022, comparado ao período anterior, para atuais R$ 1,68 bilhão.
O resultado do Santander ficou muito abaixo do que analistas projetavam. O consenso Bloomberg mirava um lucro de R$ 2,89 bilhões para a companhia no quarto trimestre. Analistas do BTG, por sua vez, estimavam um lucro de R$ 2,87 bilhões.
No consolidado, o banco lucrou R$ 12,57 bilhões no acumulado de 2022, representando uma queda de 21% no lucro em relação ao ano de 2021. A carteira de crédito atingiu R$489.687 milhões representando crescimento de 5,8% se comparado com o mesmo período do ano anterior.
O segmento de pessoas físicas, especificamente, subiu 8% no período. Pequenas e Médias Empresas, por sua vez, cresceram 7,2% no período. A margem financeira bruta totalizou R$51.756 milhões em 2022 com queda de 6,9% se comparado com o mesmo período do ano anterior.
No quarto trimestre, a margem do Santander alcançou R$12.517 milhões com queda de -0,6% em relação ao trimestre anterior, refletindo principalmente o menor resultado com clientes no período que apresentou queda de -2,6%.