A Santos Brasil (STBP3) foi o principal destaque do acompanhamento mensal dos Operadores Portuários, divulgado pela XP na última sexta-feira (2).
De acordo com a casa de investimentos, a recomendação pela Santos Brasil se deu por conta de “seus níveis atraentes de valuation (7,2x ’23 EV/EBITDA, incluindo obrigações de taxa de concessão, vs. ~12x histórico); e o forte impulso de curto prazo apoiado por perspectivas positivas de resultados e mudança para uma estratégia mais focada em dividendos da Santos Brasil”.
No mês de outubro deste ano, os volumes totais do Porto de Santos apresentaram um avanço de 10% ano a ano, o que fez com que a Santos Brasil superasse um cenário de alta utilização – em comparação com 82% em outubro, 84% em 2021 e 81% em 2020.
O relatório da XP também apontou que o Tecon Santos, que é da Santos Brasil, chegou à liderança de market share com 41%, um avanço de 2,2 pontos percentuais, “sobre a BTP (com 37%; -3,2p.p. M/M), enquanto a DP World aumentou para 21% (+1,9p.p. M/M)”.
O Terminal de Veículos (TEV), por sua vez, apresentou um desempenho acelerado para a XP, com cerca de 26 mil veículos movimentados no mês passado. O restulado fez com que suportasse um alto nível de utilização da capacidade no terminal, com 98%.
A empresa também apresentou cerca de 81 mil contêineres movimentados em novembro, uma queda de 3% no comparativo anual. “Acreditamos que essa diminuição não foi somente para o Tecon Santos, mas sim para todo o porto, dado que aconteceram atrasos em alguns serviços vindos da Ásia, e menor cabotagem devido a reorganização dos serviços. Adicionalmente, o Tecon Vila do Conde e o Tecon Imbituba movimentaram ~7k e ~3k unidades, respectivamente (-1% A/A)”, afirma a companhia no documento.