A rede de livrarias Saraiva (SLED4) emitiu um comunicado ao mercado nesta quarta-feira (14) informando sobre a saída do CEO não estatutário, Marcos Guedes Pereira. A companhia acrescentou que Pereira vai continuar como membro do Conselho de Administração.
Quem ocupa um cargo estatutário possui ampla autonomia para agir e tomar decisões em nome da empresa, sempre observados os limites estabelecidos no contrato/estatuto social. Outra característica deste tipo de contrato é o não estabelecimento de um horário fixo de trabalho. Já a remuneração pode ser composta por valor fixo (pró-labore) ou variável (participação nos lucros e prêmios), sem pagamento de 13º salário e férias. Sobre os valores pagos, haverá a incidência apenas de contribuição previdenciária e do imposto de renda retido na fonte, sendo o recolhimento ao FGTS opcional.
Saraiva (SLED4) registrou prejuízo de R$ 17 milhões no 1T23
A Saraiva divulgou em maio o seu desempenho no primeiro trimestre de 2023. Em recuperação judicial, a companhia registrou prejuízo de R$ 17,8 milhões no 1T23, indicando melhora de 11,7% em relação ao 1T22.
A receita líquida da Saraiva alcançou R$ 16,9 milhões, registrando redução de 4,8% quando comparada com o 1T22. Segundo a empresa, a queda aconteceu em decorrência da redução do número de lojas na rede de 36 para 31 lojas. A margem bruta dos primeiros três meses foi de 52,5%, apresentando um aumento de 7,7p.p. em relação ao 1T22, que foi de 44,8%.
A receita líquida de lojas físicas no 1T23 atingiu R$ 16,6 milhões, o que representa um aumento de 0,1% quando comparada ao mesmo período do ano anterior. O Same Store Sales, ou seja, as vendas das mesmas lojas comparadas entre o 1T23 e 1T22 teve aumento de 12%, o, de acordo com a empresa, que demonstra sua capacidade de recuperação frente aos desafios enfrentados nos últimos anos.
Já em receita líquida obtida com as vendas através do site Saraiva.com foi de R$0,3 milhões, registrando um declínio de 76,7% em relação ao 1T22. A rede justificou que a baixa performance do site se deve a problemas estruturais na solução, motivo pelo qual foi totalmente reformulado em outubro de 2022 e se encontra em processo de recuperação. O e-commerce atua efetivamente como um marketplace, oferecendo produtos de lojas parceiras, distribuídos em seções de games, papelaria, presentes e, futuramente, eletrônicos.
Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do 1T23 foi de R$10,2 milhões negativos e apresentou melhora de 44,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.